Retrospectiva: Segurança Municipal amplia ações em 2023 com investimento recorde

Publicada em 03/01/2024 às 08:00

O ano de 2023 foi de grandes números para a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM). Além de investimentos em construções de novas sedes, aquisição de equipamentos de alta tecnologia e recorde no efetivo, a Segurança municipal também teve aumento no número de ações desenvolvidas na cidade em até 97% em relação ao ano anterior.

“Estamos colhendo os frutos de uma administração comprometida com a segurança municipal com avanços nas obras e investimentos em tecnologia para a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ)”, disse a gestora da UGSM, coronel Carla Basson.

Em números absolutos, a GMJ atingiu quase 20 mil atendimentos em 2023, quase 15% a mais que em 2022. Somente em ações de policiamento 940 ações em 2022 contra 1.387 ações em 2023, crescimento de 47%. O “pancadão” em 2023 teve 415 ações da GM contra 251 operações em 2022, ou seja, 65% a mais.

3 Guardas Municipais de braços cruzados a frente do carro de patrulha
GMJ tem recorde no efetivo, com 466 integrantes e expectativa de novo chamamento para provas físicas

O número de veículos recuperados em 2023 aumentou de forma significativa, mostrando a importância e a precisão das novas câmeras de monitoramento e OCR instalados na cidade que auxiliam as equipes de patrulhamento na rua. Com as quase 500 câmeras instaladas na cidade, foram 95 veículos recuperados neste ano contra 48 veículos recuperados em 2022, ou seja, quase o dobro do ano anterior, ou seja 97% de aumento na efetividade do uso da tecnologia.

“Em 2023 a Unidade de Segurança Municipal (UGSM)/Guarda Municipal entrou para a história da Segurança Municipal com quase 100 novos guardas incorporados através de concurso público chegando a um efetivo de 466 guardas municipais, o recorde da corporação. Investir em Segurança é entregar diretamente ao cidadão serviços de qualidade e qualidade de vida”, enfatizou o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Estamos registrando avanços nos indicadores de ação contra a criminalidade. Durante todo o período, ampliamos o diálogo e a parceria com as forças de segurança, junto com os investimentos na área. Vamos continuar trabalhando nesta linha”, disse o comandante da GMJ, inspetor Benedito Marcos Moreno.

Bikes motorizadas da Guarda Municipal no centro de Jundiaí, com guardas andando nelas
Bikes motorizadas da GM são testadas pelo Centro Seguro

Mais investimentos

Está em andamento um novo concurso para a incorporação e aumento no efetivo da GMJ. A próxima fase é o chamamento para a prova física. Na questão das obras, o andamento está a todo vapor. O Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), na Avenida 14 de Dezembro, que abrigará a nova sede da Guarda Municipal, Defesa Civil e SAMU/SAEC tem 86% das obras concluídas e o novo Canil da GMJ no bairro do Medeiros está com 60% das obras estruturais executadas.

Outra novidade que deve ganhar as ruas dos centros comerciais em 2024 são as bikes da GM. “A administração municipal inova na segurança pública com a modalidade de patrulhamento com uso de bicicletas, pelo programa Centro Seguro. Logo após o período de testes na região central, vamos estudar a ampliação desse programa para outros bairros da cidade. Os investimentos são realizados seguindo o Plano Municipal de Segurança, que norteia as ações da gestão”, reforça o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

A formação e a capacitação dos guardas de Jundiaí e região também foi uma preocupação em 2023 e os números de cursos disponibilizados através de convênios ou parcerias mostram isso. De acordo com a Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ, foram mais de 1700 horas/aula, totalizando 10 cursos, entre eles, curso de condutor de veículos de emergência, drone, chefia e liderança, combate em ambientes confinados e capacitação para os vigilantes autônomos, ou seja, mais de 300% em relação a 2022.

Programas que foram lançados e outros que ampliaram. A administração municipal preocupada com o bem estar das pessoas e principalmente com os idosos, lançou neste ano a Patrulha Idoso com o objetivo de dar mais segurança aos idosos da cidade através de rondas e prestar apoio aos munícipes da melhor idade. O programa Ludicidadania se consolidou neste ano promovendo a cultura de paz nas escolas municipais, mais precisamente aos alunos dos 4º anos.

Foram cerca de 1500 alunos impactados com palestras sobre civismo, cidadania e cyberbulling em nove escolas do município. “Com certeza estaremos ampliando este trabalho para mais escolas em 2024. Quando a GMJ entra na escola com este trabalho magnífico como este, antecipa-se para o presente o cuidado com a segurança no futuro”, reforçou a gestora da UGSM.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/03/retrospectiva-seguranca-municipal-amplia-acoes-em-2023-com-investimento-recorde/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original