Retrospectiva: Jundiaí Empreendedora fecha 2023 com quase 4 mil pessoas empregadas via portal
Publicada em 07/01/2024 às 08:00O programa Jundiaí Empreendedora, uma das estratégias da Prefeitura de Jundiaí para geração de empregos e renda no município, registrou em 2023 quase 4 mil pessoas contratadas por meio do portal. A ferramenta, criada em 2021 para conectar empresas em busca de mão de obra e interessados no mercado de trabalho, é um dos principais aliados no saldo positivo de admissões da cidade, registrado este ano. Desde que foi lançado, em 2021, o portal Jundiaí Empreendedora já ajudou mais de 15 mil pessoas a conseguirem uma oportunidade de trabalho.
Antônio de Wilson, de 26 anos, conseguiu voltar à profissão de padeiro graças à tecnologia adotada pela Prefeitura de Jundiaí. Depois de empregado, ele passou por um curso da própria empresa e já se especializou como confeiteiro. “Tinha me desligado da antiga empresa e estava procurando recolocação no mercado de trabalho. Fui ao shopping e resolvi cadastrar meu currículo no Jundiaí Empreendedora. A primeira vaga que encaminhei foi para cá e no mesmo dia outras empresas me chamaram. Como queria voltar para área de padaria, abracei a oportunidade. O portal tem todo um direcionamento, então é muito bom para quem está contratando e principalmente para quem busca uma oportunidade”.
“Nossa gestão entende a importância de valorizar a geração de emprego e estimular o empreendedorismo. Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho é uma agenda permanente de nossa parte. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de formação profissional que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam gerar mais postos de trabalho em nossa cidade”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
Sócio na padaria que contratou Antônio, o chef Eduardo Beltrame ressaltou as qualidades do portal. “Estávamos com dificuldade para achar mão de obra e fomos pessoalmente ao Espaço Jundiaí Empreendedora. Na hora foi feito o nosso cadastro e abrimos as vagas. Surgiu esta oportunidade de padeiro e logo chegou o currículo do Antônio: fizemos a entrevista numa quinta-feira e na segunda ele já estava trabalhando. O portal é rápido e bem intuitivo, uma ferramenta que funciona. Estamos atualmente com 18 funcionários e, em 2024, pretendemos colocar mais vagas nele”.
Beltrame trabalha há mais de 30 anos na área e explicou que antes o local servia como escola de panificação e confeitaria. “Vi uma alternativa de fazer a padaria artesanal, com produtos sem conservantes. Tenho uma história na panificação, com cursos e participações em competições nacionais e internacionais. Gostamos de dar oportunidades às pessoas, como é o caso do Antônio: chegou como padeiro e já fez nosso curso de confeiteiro. Outra colaboradora nossa cuidava da parte da limpeza e hoje se tornou padeira. Eu gosto de deixar uma marca na vida das pessoas”.
Saldo positivo
Com mais de 84 mil admissões entre os meses de janeiro e outubro deste ano, Jundiaí permanece com saldo positivo de empregos: são 4.146, entre demissões e admissões no período. O destaque é o setor de serviços da cidade, que gerou mais de 49 mil contratações, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Atualmente, são 181.678 carteiras assinadas no território jundiaiense, ainda segundo o Ministério do Trabalho. “O resultado positivo reflete os esforços da administração para criar um ambiente favorável aos negócios em Jundiaí, com a chegada de novas empresas à cidade. O portal Jundiaí Empreendedora tem se mostrado uma ferramenta importante nesta construção e vem cumprindo seu papel de conectar as pessoas através do mundo digital. O diálogo com os empresários e comerciantes para criar um vínculo para geração de emprego é permanente”, explicou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
O Jundiaí Empreendedora também tem o espaço físico no Maxi Shopping, onde já foram feitos mais de 19 mil atendimentos. Lá são oferecidos auxílio a quem procura uma oportunidade de emprego e cursos profissionalizantes, além de outros serviços. É possível agendar dia e horário pelo portal. O Espaço Jundiaí Empreendedora está localizado no Maxi Shopping (avenida Antônio Frederico Ozanam, 6000, Vila Rio Branco – Piso G3/Ala Oeste).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
09/01/2025
Jundiaí tem saldo positivo em empregos e projeta 2025 com mais contratações
-
26/12/2024
Programa Jundiaí Empreendedora reverte impactos da pandemia e deixa legado econômico e social
-
17/12/2024
Com estratégia e inovação, Jundiaí traça caminho para o desenvolvimento econômico e social
-
10/12/2024
Jundiaí recebe evento focado no crescimento empresarial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original