2023 marca a Cultura de Jundiaí com entregas e intensa programação

Publicada em 09/01/2024 às 10:50

O ano de 2023 fechou com chave de ouro, com a entrega à população da revitalização completa do novo Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Completamente renovado, com acessibilidade para os artistas e para o público, o espaço viu surgir de volta a tradicional Sala Glória Rocha e ganhou novos palcos, como a Sala Josette Feres, a Galeria de Exposições Olga de Brito e a segunda Área da Infância da cidade.

CONFIRA AS FOTOS DO CENTRO DAS ARTES

“O Centro das Artes é a primeira grande entrega da Prefeitura dentro do Plano de Revitalização do Centro Histórico. Sua reabertura, que contou com extensa programação cultural e a feliz adesão do público da cidade, aumenta as possibilidades para a produção artística, à altura de toda a tecnologia embarcada em suas instalações, e que estabelece um diálogo com os demais equipamentos da cidade, como o Corredor Cultural da rua Barão e o Espaço Expressa”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Nos equipamentos culturais também se consagrou a programação voltada ao público infantojuvenil pelo programa Cidade das Crianças, com atrações gratuitas na Fábrica das Infâncias Japy – aos sábados e domingos, às 10h30 – e na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot – aos sábados, às 11h.

Ainda vinculado ao programa municipal, que tem, entre os seus oito eixos norteadores o “Direito à Cultura”, a UGC atuou na realização de diversas atividades, desde o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias e o 2º Encontro Urban95, nas atividades do Comitê das Crianças, além do primeiro Dia do Brincar, a 2ª Corrida das Crianças no Mundo das Crianças, a “Hora Oficial do Brincar”, e da recém-criada Unidade Temática com foco nas Infâncias da Rede de Mercocidades, entre outras.

“As ações promovidas pela Cultura em 2023 contaram com cerca de 10 mil contratações, entre artistas e demais profissionais de Cultura e Economia Criativa, impactando um público total de mais de 780 mil de público, entre espetáculos, oficinas, intervenções e ações em geral”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni. Entre editais lançados ao longo do ano estiveram o CulturaMais, o CulturaMais Criança, da Lei Paulo Gustavo (LPG) e do Programa de Estímulo à Cultura (PROESC).

Já os corpos artísticos também viram o fortalecimento de sua presença na agenda cultural da cidade e no fomento à geração de público. Entre espetáculos individuais ou com a presença de mais de um dos grupos, em equipamentos culturais, escolas e outros espaços, foram cerca de 70 apresentações com a Cia. de Teatro de Jundiaí, Cia. Jovem de Dança, os núcleos do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, o Coral Municipal de Jundiaí (adulto) e a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ). As atrações também fizeram parte dos festivais municipais, como o Encontro de Corais, e da programação cultural de reabertura do Centro das Artes.

Em excelente forma, Polytheama chegou aos 112 anos, com espetáculos com os corpos artísticos municipais

Para o trabalho desenvolvido em 2023, a Cia. Jovem de Dança recebeu indicações em prêmios relevantes, como o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e concorre, com a coreografia “Dança pra Lua”, em quatro categorias do Prêmio de Dança da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), no qual o grupo jundiaiense já levou uma estatueta, em 2022.

Neste ano, as exposições realizadas nos equipamentos culturais foram prestigiadas por, nada menos, que mais de 335 mil visitantes, com destaques para os mais de 180 mil e 80 mil visitantes às exposições sobre o Holocausto e de Presépios, ambas no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.

Só para a exposição sobre o Holocausto, o Museu recebeu mais de 180 mil visitantes

O ano também ficou marcado pela realização dos festivais temáticos de cada linguagem artística – 34º Encontro de Corais, 25º Enredança, 4ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), 4º Festival de Curtas-Metragens, 2º Festival de Música, 7º Festival de Teatro de Jundiaí (FLIJ) -, além das programações temáticas, como a Festa da Uva e Expo Vinhos, o Circuito Natal Luz, as comemorações pelo aniversário de 367 anos da cidade e o Mês do Patrimônio Histórico.

Em 2023, o programa de educação patrimonial Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio atingiu a marca de 10 mil crianças participantes. O ano também foi marcado pelo fortalecimento da “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí”, visita monitorada, em grupo, a pontos marcantes da presença da população negra no Município, em vista do fortalecimento de sua Cultura e História. Com foco na educação e preservação patrimonial, a UGC lançou ainda outras duas visitas pelo Patrimônio 360: à Fábrica das Infâncias Japy e ao Museu dos Ferroviários.

O Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa, também viu diversas frentes de revitalizações, dentro de seu contexto de uso enquanto equipamento cultural aprovado em seu Plano Diretor, como a inauguração de seu estacionamento coberto, a reforma do telhado em sua ala histórica, a derrubada do muro na avenida União dos Ferroviários e as obras do parque Urbano em seu entorno. O Espaço viu também o fortalecimento de sua programação temática, pelos eixos de ocupação, definidos pela letra C: Cidade e Cidadania, Comida, Criança e, obviamente, Cultura, todos eles reunidos no eixo Convivência.

O Arquivo Histórico Municipal iniciou o processo de disponibilização ao público, para consulta e download de documentos, em seu Acervo Digital. Nesta fase inicial, já estão disponíveis 140 livros ou encadernações, com mais de seis documentos em potencial, divididos em Coleção Colonial, Coleção Imperial, Coleção Republicana e de Periódicos.

Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, dentro da proposta de descentralização da oferta de programação cultural, fortaleceu-se e ampliou-se o programa de oficinas culturais gratuitas para os públicos de todas as idades. Somente no último semestre, foram mais de 1200 alunos inscritos no programa, que contou com mais de 20 oficinas em modalidades diversas.

Programa de oficinas na Pracinha teve seu espetáculo de encerramento de ano no Polytheama, com parte das turmas e a participação das famílias na plateia

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/09/retrospectiva-2023-marca-a-cultura-de-jundiai-com-entregas-e-intensa-programacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original