Férias na Biblioteca e na Pracinha da Cultura terão programações recheadas de diversão

Publicada em 10/01/2024 às 08:00

Dentro da proposta da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio dos seus equipamentos Biblioteca Prof. Nelson Foot (BNF) e Pracinha da Cultura do Vista Alegre, em oferecer programação cultural gratuita, para a garotada que está em período de férias escolares, ações que envolvem teatro infantil, contação de histórias e circo foram programadas para o período de 13 a 27 de janeiro, nos dois espaços.

Confira a programação na Biblioteca:

13/01 (Sábado), às 11h, Fábulas do Disquinho (Cia Caça Vento). Quem foi criança nas décadas de 60 e 70 há de se lembrar da “Coleção Disquinho”. Eram super coloridos e com estorinhas super maneiras baseadas nos contos de fada, fábulas, cultura popular, cantigas de roda e festas típicas.

15/01 (Segunda) às 16h, Bambino e a Uva Encantada (Cia Techniatto de Teatro). A história do Bambino e a Uva Encantada é ambientada nos anos 30 e leva ao surgimento da Uva Niágara Rosada de Jundiahy, a qual deu a alcunha de Terra da Uva para a cidade de Jundiaí, para o universo infantil, com personagens que divertem as crianças e encantam aos pais.

16/01 (Terça), às 16h , O Irmão da Fada Guerreira Princesa Lili (Trupe FANS). O irmão da Fada Guerreira Princesa Lili, surge da vontade de falar sobre os medos e anseios possíveis vividos por crianças. Lili, personagem de 6 anos e 10 meses, enfrenta um conflito interno quando sua mãe conta que está grávida e que então ela não será mais filha única.

17/01 (Quarta) às 16h, A Refeição (Cia Tramp). A Refeição é um espetáculo leve e divertido que quer colocar o público em um lugar de contemplação e relação de riso e reflexão durante a condução do enredo.

18/01 (Quinta) às 16h , O buraco assobiador” – (Cia Inspirarte).  O buraco assobiador: Porunga e Poranga são irmãos curumins que vivem em um lugar encantador, em uma aldeia bem no meio da floresta amazônica. Após os conselhos de sua mãe, para que os dois tomem cuidado e não se aproximem do buraco assobiador, os dois indígenas vivem um misto de curiosidade e aventura sobre esse mistério da floresta

19/01 (Sexta) às 16h , Nossa História e Nossas Brincadeiras (Coletivo PretaEu). Antecedendo cada brincadeira propriamente dita, a história da Amarelinha Africana e do atabaque serão apresentadas às crianças, que serão estimuladas a participarem da brincadeira

20/01 (Sábado) às 11h, Paula e o Lobo (Cena4). Como seria se, de repente, você descobrisse que quase todos os seus amigos desapareceram? E o pior, sem você saber muito bem o porquê! É desse jeito que começa a aventura da Paula, do Rafa e do Juninho.

22/01 (Segunda), às 16h, O Pescador e o peixe amigo (Cia Inspirarte). O pescador e o peixe amigo: Essa lenda do Mato Grosso, conta a história de um pescador que já não tem nenhum sucesso em suas pescarias, muito desanimado ela tenta desesperadamente pescar algum peixe só não contava com uma ajuda mágica vinda das águas

23/01 (Terça)  às 16h, Alegria Não Para (Trupe Trolas). Espetáculo de palhaço que leva alegria e diversão, utilizando diversos recursos, cênicos e circense. Com esquetes de palhaços, boneco ventríloquo, show de monociclos, malabarismo, brincadeiras e muita palhaçada

24/01 (Quarta), às 16h,  Aventuras na Floresta – O Miststério da Pinta da Dona Onça (CIa Uni Verso & Prosa). O projeto consiste na contação da história pela escritora e contadora de histórias Sueli Patelli e pelo ator e musicista Rodrigo Moraes. A apresentação terá duração de 30 minutos e contará com a interação das crianças, por meio de brincadeiras que complementarão a história e estimularão a imaginação dos pequenos.

25/01 (Quinta) às16h, O Fruto Sem Nome (Cia Caça Vento de Artes). Com bonecos manipulados e jogos com o público, os atores recriam histórias do repertório infantil, tendo como base na lenda popular “A Fruta Sem Nome” relida por autores como Clarice Lispector e Monteiro Lobato

26/01 (Sexta) às 16h, Conta Cantando: Achados e Não Perdidos (Pedro Cavallaro e Bárbara Brunelli). Uma tampa de caneta, um molho de chaves, um pé de meia, um controle remoto e um documento de identidade estavam perdidos de seus donos e desesperados para voltar aos seus lugares de origem.

27/01 (Sábado), às 11h, Casas da Floresta (Ateliêra). As casas são grandes bonecos, da altura das atrizes acopladas ao seu corpo feitos, em sua maior parte, de tecido. As casas possuem pernas e braços articulados que andam pelo espaço de forma curiosa, imitando os gestos das suas manipuladoras e chamando a atenção dos presentes no espaço.

Programação na Pracinha da Cultura no Vista Alegre está assim definida:

16/01 (Terça) às 16h, Palhacinho Sapeca (CIa Rick & Kelly). No espetáculo eles apresentam o verdadeiro Circo, com reprises circenses, modinhas circenses, cantigas de rodas e musiquinhas autorais uteis para a garotada como: “Vamos lavar as mãos” e “Escove os dentes”. Número de malabares não convencional, (carregar caixinhas na horizontal) este espetáculo participou do Mapa Cultural, fase estadual, onde recebeu elogios dos jurados dizendo: “Isso não é uma releitura do Circo, é a verdadeira família circense.

17/01 (Quarta) às 16h, Estação Clown (Cau Silva). Em uma Estação um palhaço aguarda seu trem e enquanto espera resolve brincar para passar o tempo. ESTAÇÃO CLOWN presta uma homenagem ao Palhaço brasileiro como: Arrelia, Torresmo, Chincharrão, Carequinha, Piolin, Pimentinha e Benjamin de Oliveira.

18/01 (Quinta) , às 16h, Como surgiu a noite? (2 Mililitros Cia Teatral). Há muito tempo atrás, quando o mundo era ainda bem jovem e nem mesmo os animais haviam sido criados, as pessoas viviam cansadas e não conseguiam dormir. O motivo? A noite não existia! Mas como será que ela surgiu? Depois de ouvir a história baseada na mitologia indígena as crianças fazem um potinho da noite para levar como lembrança.

19/01 (Sexta), às 16h, O beija flor da gravata vermelha (Cia Inspirarte). O beija- flor da gravata vermelha: Essa lenda da Chapada Diamantina, apresenta um enredo repleto de aves que vivem em perfeita harmonia até que uma delas se declara a rainha das aves e quando o bando mais precisa, ela os abandona mas a união faz a força e dessa maneira os pássaros conseguem vencer seus obstáculos.

22/01 (Segunda), às 16h, Contos Populares (Culturando). O espetáculo “Contos Populares” aborda as histórias de “João Jiló”, um menino travesso que encontra um animal encantado; e “Epaminondas”, um menino diferente que passa por diversos desafios do cotidiano. De forma leve e brincante, este espetáculo de contação de histórias trabalha questões como a diversidade e o respeito às diferenças através de ditados populares e cantigas de roda do cancioneiro popular brasileiro.

23/01 (Terça) às 16h, Riscos e Rabiscos Coloridos (Cia Uni Verso & Prosa). Se por meio de desenhos a criança cria e recria formas expressivas, estimulando a imaginação, o projeto Contando histórias com riscos e rabiscos coloridos facilita despertar a fantasia, através de histórias contadas com riscos e rabiscos coloridos.

24/01 (Quarta), às 16h, Contos Assombrosos de arrepiar a espinha (Roseli Elisabeth Arl Schnell Pizarro). Contos assombrosos são de arrepiar a espinha. Foram preparados para divertir e assustar causando aquele friozinho na barriga e fazendo o coração acelerar… Ai! que medo.

25/01 (Quinta), às 16h, Contação de história: Entre mares e rios (Cia Alya).  “Entre mares e rios” traz memorias de três contos que passeiam por países do continente africano que foram colônias de Portugal e por conta disso têm o português como uma de suas línguas além dos dialetos locais de cada país. Os contos presentes nesse espetáculo vão ao encontro de assuntos universais que são essenciais para o resgate, valorização, preservação e formação cultural de crianças, jovens e adultos, pois esses países africanos, influenciaram e ainda influenciam o mundo…

26/01 (Sexta), às 16h, O buraco assobiador: Porunga e Poranga são irmãos curumins que vivem em um lugar encantador, em uma aldeia bem no meio da floresta amazônica. Após os conselhos de sua mãe, para que os dois tomem cuidado e não se aproximem do buraco assobiador, os dois indígenas vivem um misto de curiosidade e aventura sobre esse mistério da floresta.

A Biblioteca está localizada na rua Dr. Cavalcanti, 396, dentro do Complexo Argos, na Vila Arens. Já a Pracinha da Cultura do Vista Alegre está na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, s/nº.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/10/ferias-na-biblioteca-e-na-pracinha-da-cultura-terao-programacoes-recheadas-de-diversao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original