VISAM identifica morcegos positivos para raiva e realiza ações no Rio Acima

Publicada em 10/01/2024 às 15:26

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – identificou três morcegos positivos para a raiva em Jundiaí, a partir de demanda recebida da população pelo 156. Os quirópteros, cuja espécie ainda é analisada, foram localizados em imóvel residencial no bairro Rio Acima. Não houve contactantes humanos ou animais.

Nesta quarta-feira (10), houve reforço nas medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva no bairro, com orientação aos moradores da localidade, comércios e estabelecimentos veterinários. “Esse contato feito pela população, ao encontrar um morcego com comportamento atípico, é fundamental para que possamos atuar, promovendo em tempo oportuno as ações de vigilância e prevenção da raiva para os humanos e, também, para a população animal”, enfatiza o médico veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.

A VISAM também realizará capacitação sobre a raiva junto à UBS Rio Acima reforçar medidas de controle e prevenção importantes para a doença.

Morcegos são animais protegidos por lei

Orientação
A VISAM orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, o órgão deve ser contatado imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para que os técnicos façam a retirada segura do animal. Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos seus animais. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico nos números acima identificados (há estacionamento disponível no local). Lembrando que vários morcegos positivos, como esses do Rio Acima, foram identificados em quintais de casas, ou seja, onde geralmente ficam cães e gatos, que se estiverem sem vacina ou com a mesma atrasada, podem contrair o vírus rábico do morcego.

“Os cães e gatos hoje fazem parte da família e têm um contato muito próximo com os proprietários. Assim, é essencial que estejam devidamente protegidos contra a raiva, que pode ser transmitida ao ser humano. No ano passado, duas pessoas morreram de raiva humana no Brasil, sendo que houve casos também em cães e gatos em outros municípios do país. A melhor arma contra a raiva é a prevenção e a população precisa estar consciente”, destaca Pedrosa.

Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los. Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva e em 2023 foram dezessete casos.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/10/visam-identifica-morcegos-positivos-para-raiva-e-realiza-acoes-no-rio-acima/
Leia mais sobre , ,