Agenda Cultural: Festa da Uva, teatro infantil e exposições agitam o final de semana da cidade
Publicada em 12/01/2024 às 11:58Aberta na noite de quinta-feira, a 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos, vai movimentar o final de semana de Jundiaí. A edição de 2024 vai até o dia 4 de fevereiro, em quatro finais de semana: às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 21h, no Parque Comendador Antonio Carbonari – Parque da Uva
A festividade chega aos 90 anos (a primeira edição foi em 1934) como referência nacional (anteriormente era bianual) e vai oferecer atrações culturais, música, dança, gastronomia típica, exposição e venda de uvas e frutas diversas, artesanato, vinhos, cerimônia da pisa da uva, além de atrações para o público infantojuvenil pelo programa municipal Cidade das Crianças.
Serão cinco palcos temáticos: Palco Interno – Uva Niagara Rosada de Jundiahy, Palco Externo – Uva Isabel, Coreto do Rock – Uva Máximo, Espaço das Crianças – Uva Ribas, Palco do Samba – Uva Bordô, além das intervenções itinerantes e brincadeiras pelo Parque.
A entrada é gratuita e quem quiser colaborar com as ações do Fundo Social de Solidariedade pode doar um quilo de mantimento não perecível, que será repassado às famílias cadastradas.
A programação completa da festa pode ser conferida no site oficial https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/
Mas, além da Festa da Uva, ainda há uma extensa programação cultural gratuita acontecendo nos equipamentos da Cultura. Confira as ações programadas nos espaços pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC):
Biblioteca Nelson Foot
No sábado (13), às 11h, contação de história Fábulas do Disquinho (Cia Caça Vento). Quem foi criança nas décadas de 60 e 70 há de se lembrar da “Coleção Disquinho”. Eram super coloridos e com estorinhas super maneiras baseadas nos contos de fada, fábulas, cultura popular, cantigas de roda e festas típicas. O visitante também poderá conferir duas mostras: “Exposição Cultural Afrofuturista – Zumbiteca” e “Memórias da Terra Querida”, do artista Luca Ferrari.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.
Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro
Totalmente restaurado e revitalizado o mais novo espaço cultural da cidade está abrigando na Galeria de Exposições Olga de Brito as obras dos artistas: Alice Vilhena, Arima Rayana, Artur Torresan, Bea Pastorini Nogueira, Bell Agnello, Carol Yarid, Catendê Sarti, Cecilia Celandroni, Celante, Cris Suiter, Dani Shirozono, Dimitri Kuriki Yoshinaga, Ede Galileu, Eduardo Carlos Pereira, Emilia Santos, Gabizine, Gika, Giovanna Poletto, Guilherme Rueda, Guilherme Sai, Guskuma, Isabel Lopes Vaz, Jamaira Pacheco, Jana Ferrari, João Ballas, José Espindola, Julia Lennon, Julia Zulian, Lile Blanc, Lívia Franzoni, Lucas Trabachini, Maru Kamilo, Mauro Taschetto, Nariz Coletivo, Nemer, Ócio, Podre Flores, Stella Pinheiro, Vânia Feitosa, Vera Lucchini, Will e Yeda Sandoval.
A entrada é gratuita e pode ser visitada neste final de semana das 10h às 17h. O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro.
Fábrica das Infâncias Japy
Neste final de semana – sábado e domingo – sempre a partir das 10h30, programação infantojuvenil gratuita. No sábado, teatro com a Cia. Um do Outro, no espetáculo Do Fundo do Baú e no domingo o Grupo Esparrama apresenta o espetáculo teatral Fim?
A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O Museu encontra-se fechado para manutenção geral e montagem de exposição inédita sobre Jundiaí durante os períodos Colonial e Imperial.
Já os Jardins seguem aberto para visitação gratuita, com acesso direto da rua Barão de Jundiaí, das 10h às 17h, neste final de semana.
Museu dos Ferroviários
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Com entrada gratuita o público poderá conferir a mostra do artista jundiaiense Andrey Guaianá Zignnatto, que abre a temporada 2024 de exposições, na Pinacoteca.
“CO YBY ORÉ RETAMA”, que na língua Guarani M’bya significa “Essa Terra é o Nosso Lugar” é uma exposição inédita do artista, onde será apresentado ao público um conjunto de 10 trabalhos, produzidos em diversas plataformas como escultura, instalação, performance, vídeo arte, objetos, pintura, fotografia, e tem curadoria assinada por Sandra Ará Reté Benites, e produção de Ellen Navarro.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro e horário de funcionamento tanto no sábado quanto no domingo é das 10h às 17h.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original