Atrações do programa ‘Cidade das Crianças’ têm início na Biblioteca e Pracinha da Cultura

Publicada em 16/01/2024 às 10:55

Esta semana, além das oficinas já em andamento na Fábrica das Infâncias Japy, começa também na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e na Pracinha da Cultura do Vista Alegre a programação gratuita de férias do programa Cidade das Crianças. Voltadas para o público infantojuvenil, são diversas as atrações programadas, como contações de histórias, apresentações teatrais, espetáculos circenses e muitas brincadeiras.

Na Biblioteca Municipal (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos), a programação começou nessa segunda-feira (15), com a contação de histórias “Bambino e a Uva”, apresentada por Alan Lopes e Nathália Carmelo, da Cia. Techniatto de Teatro. E que não por acaso contou, de modo mágico e lúdico, a história do surgimento da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, a estrela da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí.

“Bambino e a Uva” estreou a programação de férias na Biblioteca, na tarde dessa segunda (15)

Na plateia, a apresentação contou com visitantes até de fora do Estado de São Paulo. O musicista mineiro Jonas de Souza assistiu à contação acompanhado dos filhos Beatriz e Artur, respectivamente, de nova e três anos.

“Viemos de São João del Rey para acompanhar minha esposa Ananda, que está fazendo um curso de musicalização para bebês aqui na cidade. Quisemos aproveitar e conhecer a cidade e estamos maravilhados com a manutenção e cuidado com os espaços públicos, o olhar para as crianças e a programação pensada com cuidado. Nossa cidade tem uma tradição histórica importante, mas não tem coisas para crianças como aqui”, comentou Jonas, que já visitou com a família espaços como a Fábrica das Infâncias Japy e o Parque da Cidade. “E não iremos embora sem antes visitar a Festa da Uva”, concluiu.

As atrações na Biblioteca seguem até a sexta-feira (26), com início às 16h. Aos sábados, as apresentações são sempre a partir das 11h.

Enquanto a mãe estuda, Beatriz e Artur têm aproveitado a companhia do pai para conhecer Jundiaí e as atrações do programa Cidade das Crianças

Já na Pracinha da Cultura (Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, s/n), as atrações serão realizadas na biblioteca e começam nesta terça-feira (16), com a contação de histórias “Palhacinho Sapeca”, com a Cia. Rick Kelly. A programação semanal também segue até o dia 26 e começa às 16h.

E na Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens), a programação de oficinas gratuitas vai de terça a sexta-feira, até o dia 26 de janeiro. São oficinas de Torres de Bambu, Contação de História Viva, Capoeira e de confecção de tintas naturais, começando sempre às 14h, uma oficina por dia. Aos sábados e domingos, como de costume, tem ainda as contações de histórias, a partir das 10h30.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, reforçou a importância da programação. “Dois dos eixos do programa Cidade das Crianças falam dos direitos à Cultura e ao Brincar. E eles estão presentes nesta programação preparada nos equipamentos da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que, além de fomentar a criação de público e repertório, fomenta o trabalho artístico local.”

Programação na Fábrica das Infâncias Japy traz oficinas de Capoeira (foto), Torres de Bambu, Contação de História Viva e de confecção de tintas naturais

Mais programação
No Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), também estão programadas apresentações para o público infantojuvenil pelo programa municipal Cidade das Crianças, com espetáculos na Sala Glória Rocha com os corpos artísticos municipais.

A programação começa neste sábado (20) e domingo (21), às 16h, com “R.I.P. – Uma história de amor”, o mais novo espetáculo da Cia. de Teatro de Jundiaí. Já na sexta-feira (26), às 20h, é a vez da apresentação de “Poesia em Canto”, com o Coral Municipal de Jundiaí (adulto). E no sábado (27) e domingo (28), às 16h, a Cia. Jovem de Dança apresenta seu espetáculo “Instagrimm”. Os ingressos gratuitos ficam disponíveis na bilheteria no local ou pela plataforma Sympla a partir das 10h30 do dia anterior a cada apresentação.

Os detalhes da programação completa podem ser conferidos na Agenda Cultural.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/16/atracoes-do-programa-cidade-das-criancas-tem-inicio-na-biblioteca-e-pracinha-da-cultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original