Colonos da ‘Vila Italiana’ dão as boas-vindas aos visitantes da Festa da Uva

Publicada em 17/01/2024 às 08:00

Juntamente com a Corte da Uva, as boas-vindas aos visitantes da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos contam com um reforço animado no pavilhão principal do Parque da Uva. São os colonos da Vila Italiana, que reproduzem os costumes das famílias de imigrantes italianos e cujas histórias e tradições se confundem com as da própria festa.

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

“Quem é daqui de Jundiaí ou vem de fora para visitar a nossa Festa já chega com a certeza de que terá uma experiência positiva, alinhada com a escolha feita pela Prefeitura de promover uma programação fiel à sua tradição e à importância ao fomento das produções agrícola e artística locais. Por isso, entre os mais de 900 artistas contratados para os palcos e intervenções artísticas, quase 50 deles são de atores para o receptivo na Vila Italiana e que representam todo o calor e afeto com que Jundiaí recebe seus visitantes durante a Festa e em todos os demais dias”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Logo na entrada do pavilhão, o visitante já confere o navio com os imigrantes, com direito a fumaça das chaminés e tudo

Este ano, o percurso pela Vila Italiana no pavilhão principal começa com o Navio a vapor, uma novidade do ano passado e que está de volta, para reproduzir a coragem e o peito cheio de sonhos com que os imigrantes embarcavam rumo ao novo continente. Após percorrer os corredores com as frutas premiadas de cada fim de semana, o visitante chega ao parreiral de uva e à casa do colono, onde, por meio da interação com o elenco e o cenário, poderá aprender mais sobre os costumes e a vida dos trabalhadores oriundos do “Bel Paese”.

Após subir as rampas em direção à Vila do Vinho, no segundo nível do pavilhão principal, a Festa traz desta vez um cenário especial em homenagem ao bairro da Colônia, com a reprodução da árvore de figueira sob a qual as primeiras famílias chegadas a Jundiaí tiveram de se proteger para se proteger das intempéries e a primeira igrejinha construída pelas famílias, fruto de sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Na altura da vila do Vinho, homenagem desta edição da Festa vai ao bairro da Colônia

Todo o percurso feito pelo visitante na Vila Italiana conta ainda com fotos e bonecos de tamanho grande, que reproduzem personalidades importantes das famílias italianas que vieram a Jundiaí, como o Comendador Antonio Carbonari, que dá nome ao Parque da Uva e em cujo sítio surgiu, em 1933, a mutação somática que deu origem à Uva Niagara Rosada de Jundiahy.

A Festa
A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos segue no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva) pelos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro e 02, 03 e 04 de fevereiro – às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos das 10h às 21h. A entrada é gratuita e, como ação solidária, é sugerida a doação de alimentos não perecíveis, revertidos ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Os detalhes da programação podem ser conferidos no site da Festa.

As boas-vindas são garantidas ao som de clássicos italianos, como “Quel mazzolin di Fiori” e “Merica, Merica”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/17/colonos-da-vila-italiana-dao-as-boas-vindas-aos-visitantes-da-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original