Escola Inovadora motiva visita de comitiva da secretaria estadual de Educação do Pará

Publicada em 17/01/2024 às 16:59

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) recebeu na tarde dessa terça-feira (16) a visita de uma comitiva da Secretaria de Educação do Estado do Pará, motivada em conhecer as boas práticas do Município pelo programa Escola Inovadora. Composto pelo secretário-adjunto de Infraestrutura da SEDUC, Arnaldo Dopazo; a arquiteta da secretaria Melissa Frederico; e a arquiteta colaboradora Meg Vallau e equipe, o grupo foi recebido no Complexo Argos e em seguida visitou também o Mundo das Crianças.

Meg explicou que a motivação da visita. “A indicação de Jundiaí veio do secretário Rossieli Soares, que tem uma atenção especial à Infância e sempre diz que se tem alguma equipe que tem algo a ensinar é a de Jundiaí. A Secretaria estadual está focando na infraestrutura e, por meio do programa Escola Inovadora, quisemos aprender com os melhores”, comentou. Rossieli, que já foi Ministro da Educação, esteve em Jundiaí por diversas vezes quando era responsável da pasta na secretaria estadual.

Grupo iniciou a visita pelo Complexo Argos e, em seguida, visitou também o Mundo das Crianças

Acompanhada de representantes dos Departamentos de Educação Infantil, Fundamental e de Formação da UGE, a gestora-adjunta Tânia Gurgel compartilhou as experiências de Jundiaí pelo programa. “O ‘Escola Inovadora’ possui três eixos estruturantes: o primeiro trata-se da Ambiência Escolar – a pessoa em formação produz suas investigações e suas pesquisas, explora o mundo e o ambiente que a cerca, elabora ideias e explicações sobre os fenômenos, tornando-se protagonista em seu percurso. O segundo eixo trata-se da Formação dos Educadores que impacta diretamente na aprendizagem dos estudantes, ao mesmo tempo em que permite o aprendizado de todos ao longo da vida, de forma inclusiva e equitativa. O terceiro eixo é sobre a Qualidade de Ensino – envolve um conjunto de ações que procura estabelecer investimentos e parcerias com foco na qualidade de ensino. Trata-se de uma construção conjunta, que foca nas potencialidades das crianças, dos educadores e das ambiências para as aprendizagens, e que se concretiza enquanto metodologia em todas as mais de cem unidades escolares da rede municipal.”

Referente à ambiência escolar, a equipe da UGE apresentou ainda os elementos do Programa Escola Inovadora como as hortas escolares, brincadeiras com água, areia, caminhos sensoriais e e escalada, entre outros, presentes em todas as unidades escolas, além do Currículo Jundiaiense e da metodologia do “Desemparedamento da Escola” – que será o tema da Semana de Atualização Pedagógica (SAP). A sétima edição da SAP em 2024 terá como tema: “Desemparedamento da Escola: a qualidade do ensino nos contextos do Programa Escola Inovadora” e apresentará aos educadores, o Desemparedamento da Escola como metodologia fundamentada a partir de marcos legais e teóricos e sustentada pelo conhecimento profissional docente construído por meio das formações realizadas entre os anos de 2019 e 2023. Acerca dessas iniciativas, a comitiva paraense compartilhou que a prática vai ao encontro do que já tem sido feito em sua rede, que, por conta da realização da COP-30, em Belém no ano que vem, implementou a disciplina de Educação Ambiental.

Além de entregar ao grupo um kit, composto por documento oficiais da UGE, a equipe apresentou ainda outras iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, como o Comitê das Crianças e os incentivos à autonomia e do direito à escuta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/17/escola-inovadora-motiva-visita-de-comitiva-da-secretaria-estadual-de-educacao-do-para/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original