Agenda Cultural: Festa da Uva e programação de férias são as opções para o final de semana
Publicada em 18/01/2024 às 14:38A Festa da Uva de Jundiaí entra no seu segundo final de semana e deve atrair público igual ou superior aos 54 mil visitantes que já passaram pelo Parque Comendador Antonio Carbonari, vindos de diversas cidades brasileiras, quando puderam conhecer o potencial agronômico, gastronômico, cultural e de lazer que a promoção oferece.
Para esse final de semana a programação é bem diversificada nos cinco palcos temáticos: Palco Interno – Uva Niagara Rosada de Jundiahy, Palco Externo – Uva Isabel, Coreto do Rock – Uva Máximo, Espaço das Crianças – Uva Ribas, Palco do Samba – Uva Bordô, além das intervenções itinerantes e brincadeiras pelo Parque.
A entrada é gratuita e quem puder colaborar com as ações do Fundo Social de Solidariedade pode doar um quilo de mantimento não perecível, que será repassado às famílias cadastradas.
A programação completa da festa pode ser conferida no site oficial https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.
Mas além da Festa da Uva ainda há uma extensa programação cultural gratuita acontecendo nos equipamentos da Cultura. Confira as ações programadas nos espaços pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC):
Biblioteca Nelson Foot
Dia 19 (Sexta) às 16h, Nossa História e Nossas Brincadeiras (Coletivo PretaEu). Antecedendo cada brincadeira propriamente dita, a história da Amarelinha Africana e do atabaque serão apresentadas às crianças, que serão estimuladas a participarem da brincadeira.
Dia 20 (Sábado) às 11h, Paula e o Lobo (Cena4). Como seria se, de repente, você descobrisse que quase todos os seus amigos desapareceram? E o pior, sem você saber muito bem o porquê! É desse jeito que começa a aventura da Paula, do Rafa e do Juninho.
O visitante também poderá conferir a mostra “Memórias da Terra Querida”, do artista Luca Ferrari.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.
Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitações do público para conferir as suas novas instalações. E para esse mês, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou uma programação especial de férias, com os corpos artísticos municipais.
A programação começa com as apresentações – no sábado (20) e domingo (21), sempre às 16h – de “R.I.P. – Uma história de amor”, o mais novo espetáculo lançado pela Cia. de Teatro de Jundiaí, inclusive para a reabertura do equipamento cultural. Ambas as sessões serão realizadas na Sala Glória Rocha de espetáculos.
Com classificação livre, “R.I.P.” conta as tentativas de Mário em declarar seu amor e propor casamento a Maria, sob as bênçãos de sua mãe no cemitério de um vilarejo qualquer, no dia em que os familiares vão homenagear seus antepassados. A cada tentativa de aproximação, Mário deve enfrentar seu rival Enrico, o Talarico, que também busca cativar o amor de Maria, utilizando-se de inúmeras artimanhas. Maria terá então que decidir se aceita o amor de uma alma gêmea ou de uma alma penada. Quem será que leva a melhor?
Na Galeria de Exposições Olga de Brito as obras dos artistas: Alice Vilhena, Arima Rayana, Artur Torresan, Bea Pastorini Nogueira, Bell Agnello, Carol Yarid, Catendê Sarti, Cecilia Celandroni, Celante, Cris Suiter, Dani Shirozono, Dimitri Kuriki Yoshinaga, Ede Galileu, Eduardo Carlos Pereira, Emilia Santos, Gabizine, Gika, Giovanna Poletto, Guilherme Rueda, Guilherme Sai, Guskuma, Isabel Lopes Vaz, Jamaira Pacheco, Jana Ferrari, João Ballas, José Espindola, Julia Lennon, Julia Zulian, Lile Blanc, Lívia Franzoni, Lucas Trabachini, Maru Kamilo, Mauro Taschetto, Nariz Coletivo, Nemer, Ócio, Podre Flores, Stella Pinheiro, Vânia Feitosa, Vera Lucchini, Will e Yeda Sandoval.
A entrada é gratuita e pode ser visitada neste final de semana das 10h às 17h. O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro.
Fábrica das Infâncias Japy
Nesta sexta-feira (19), a partir das 14h, acontece a Oficina de Férias: Natureza Colorida (fabricação de tintas naturais), com a arte educadora Juliana Fernandes, voltada para crianças de cinco a 12 anos. São oferecidas 20 vagas, totalmente gratuita e preenchidas por ordem de chegada.
A proposta desta oficina é a de fabricação de tintas naturais. Pretende-se estimular o olhar atento aos elementos da natureza e suas cores, mostrando algumas das inúmeras possibilidades que podem surgir da mistura de diferentes elementos. Nesta oficina serão utilizados: terra seca, legumes, vegetais, sementes, temperos etc. encontrados em nosso jardim, em nossa cozinha e em nossos alimentos. Depois de preparadas as tintas os participantes receberão desenhos impressos, papel em branco e pincéis, para colorir. Tem também como objetivo estimular o olhar atento aos elementos naturais e suas cores de maneira sustentável. Mostrando que a natureza nos oferece matéria prima abundante na fabricação de tintas.
Já no sábado e domingo – sempre a partir das 10h30, programação infantojuvenil gratuita.
Dia 20 – Contos de Fadas e Duendes – contação de história – Cia. Giro no Biombo.
Dia 21 – O Poder das Histórias – contação de história – Cia. Bicicletas Voadoras.
A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O Museu encontra-se fechado para manutenção geral e montagem de exposição inédita sobre Jundiaí durante os períodos Colonial e Imperial.
Já os Jardins seguem abertos para visitação gratuita, com acesso direto da rua Barão de Jundiaí, das 10h às 17h, neste final de semana.
Museu dos Ferroviários
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Com entrada gratuita o público poderá conferir a mostra do artista jundiaiense Andrey Guaianá Zignnatto, que abre a temporada 2024 de exposições, na Pinacoteca.
“CO YBY ORÉ RETAMA”, que na língua Guarani M’bya significa “Essa Terra é o Nosso Lugar” é uma exposição inédita do artista, onde será apresentado ao público um conjunto de 10 trabalhos, produzidos em diversas plataformas como escultura, instalação, performance, vídeo arte, objetos, pintura, fotografia, e tem curadoria assinada por Sandra Ará Reté Benites, e produção de Ellen Navarro.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro e horário de funcionamento tanto no sábado quanto no domingo é das 10h às 17h.
Pracinha da Cultura – Vista Alegre
Nesta sexta-feira (19), a partir das 16h, na Biblioteca da Pracinha, a Cia. Inspirarte apresenta a contação de história “O beija-flor da gravata vermelha”. Entrada gratuita.
A Pracinha está localizada na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana – Vista Alegre.
Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos da PMJ/divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original