Em transformação digital, Prefeitura lança assistente virtual com serviços de IPTU

Publicada em 19/01/2024 às 15:37

Alinhado ao programa Cidade Inteligente e em constante transformação digital, a Prefeitura de Jundiaí lança, nesta sexta-feira (19), a “Ju”, a assistente virtual desenvolvida para agilizar a comunicação direta com o cidadão e melhorar a qualidade da prestação do serviço público. Neste primeiro momento serão atendidas as demandas relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A assistente via WhatsApp (4589-8900) é da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC).

A primeira fase do serviço oferecerá informações gerais sobre o IPTU e a Taxa de Lixo, além da emissão de parcelas do tributo, referentes a 2024. Em um segundo momento, o munícipe poderá adquirir informações sobre a emissão da guia de parcelamento e acordos, consultar débitos do IPTU e da certidão negativa de tributos imobiliários. A tecnologia passará por constante atualização e mais serviços serão adicionados futuramente. A Ju está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí, e pode ser visualizada no canto esquerdo inferior das telas, seja no desktop ou mobile.

O acionamento é direto, a partir de mensagem via WhatsApp no número 4589-8900. “Jundiaí trilha o caminho da transformação digital. Somos uma Cidade Inteligente, com o uso da tecnologia de maneira direta para o cidadão, na solicitação de serviços, na prestação do atendimento, como é o caso das teleinterconsultas, e na gestão, com o Portal Observatório e o APP Jundiaí, citando apenas alguns exemplos. A Ju complementa o hall tecnológico, que não ficará apenas no IPTU, mas, em breve, alcançará outros serviços. Tudo para facilitar a vida das pessoas”, resume o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.

Ju, nova assistente virtual, já está disponível no site da Prefeitura e oferece informações sobre IPTU

Desenvolvida levando em consideração o perfil jundiaiense, o avatar tem as características da população, em sua maioria mulher, com idade média na faixa de 40 anos. “A Ju chega para auxiliar a população. É a servidora virtual que irá, 24h por dia, 7 dias por semana, economizar o tempo e agilizar a vida das pessoas. A convergência para prestações de serviços digitais é uma realidade e Jundiaí avança neste caminho”, comenta a gestora interina da Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), Maria Carolina Arvigo Pires de Castro.

Mais
Em breve, a Ju também ofertará atendimento em Emissão da Guia de Parcelamento/Acordo; Consulta de Débitos do IPTU e Certidão Negativa de Tributos Imobiliários (IPTU/Taxa). “As funcionalidades do WhatsApp complementam as ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura, a partir da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN). Além do portal, do APP Jundiaí e o e-156, a Ju, no WhatsApp sacramenta a transformação digital da Prefeitura de Jundiaí, que, ao longo dos últimos sete anos, tem investido em infoviadigital e renovação do parque tecnológico municipal”, reforça o presidente da CIJUN, Amauri Marquezi.

O acionamento da tecnologia é direto, por mensagem via WhatsApp no número 4589-8900

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/19/em-transformacao-digital-prefeitura-lanca-assistente-virtual-com-servicos-de-iptu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original