Diversão, tradição e solidariedade marcam a 39ª Festa da Uva

Publicada em 21/01/2024 às 21:28

Quem passou pela 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí, neste domingo (21), contou com muita diversão, tradição e solidariedade. Um dos pontos altos do evento, os visitantes puderam acompanhar o tradicional leilão das frutas. A renda arrecadada com a venda das melhores frutas, no valor de R$ 3.750,00, será revertida para a promoção e manutenção do trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) no município. 

 “Nosso objetivo é valorizar o agricultor, que tanto se dedica para a produção de uvas e frutas campeãs. Além disso, a população terá a oportunidade de levar para casa frutas de excelente qualidade, ajudar quem mais precisa e conhecer também o trabalho realizado pelo FUNSS”, explicou o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez. 

CONFIRA AS FOTOS DESTE FINAL DE SEMANA DA FESTA DA UVA

Outra iniciativa é a “Ação Solidária”, que tem por objetivo a arrecadação de alimentos não perecíveis e dentro do prazo de validade. A Festa da Uva tem entrada gratuita, mas os visitantes que desejam colaborar com o FUNSS podem fazer a doação em uma das portarias do Parque.

Os amantes de carros antigos tiveram uma atração a mais neste domingo (21). A Parada de Opalas, que contou com diversos modelos do carro, desfilou pelas ruas de Jundiaí antes de chegar à Festa. A Corte da Uva participou do encontro.  Além do encontro, os visitantes tiveram às disposição muito samba, rock e músicas italianas. “Este ano, são mais de 900 os artistas locais contratados para as apresentações musicais, intervenções e brincadeiras, espalhadas nos cinco palcos temáticos e pelas ruas do Parque. São 200 artistas a mais que no ano passado”, disse o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Corte da Uva acompanhou a Parada de Opalas, que saiu do Paço com destino à Festa da Uva

Já para quem não abre mão de prestigiar os artesãos jundiaienses, o projeto “Jundiaí Feito à Mão” tem estandes próprios para a divulgação dos trabalhos. “A vida toda trabalhei com artesanato. É a minha primeira Festa da Uva e estou muito empolgada. Sempre digo que Jundiaí abre muitas portas”, disse a artesã Nilza de Souza, do Crochê da Niza. Segundo ela, são 50 anos trabalhando com artesanato e peças em crochê.  “A Festa da Uva é evento que mobiliza todos os setores do município, promovendo a geração de renda e estimulando os empreendedores locais. Essa é uma das grandes marcas da Festa”, lembrou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Artesã Nilza de Souza, do projeto Jundiaí Feito à Mão, participa pela primeira vez da Festa da Uva

A Estrela da Festa 
No Espaço das Frutas, diversas famílias aproveitaram para adquirir uma caixa de diferentes variedades da estrela da fruta, a uva. “Eu gosto muito de uva. E aqui conseguimos uma grande variedade”, lembrou Laisa Reis Ferrazzo, moradora do Anhangabaú, que estava acompanhada da filha, a pequena Louise Reis Ferrazzo, de 7 anos.  “Estamos gostando muito. Viemos de São Caetano do Sul para passar o dia, comprar uva, almoçar, e também viemos para ver o Encontro de Opalas. A festa é muito boa, tranquila e segura”, disse o visitante Antônio Pinhatti, que estava acompanhado da família.  

Laisa e Louise adquiriram uma caixa de uva Espaço das Frutas

Gastronomia tradicional no Espaço Deguste 
De trem, um grupo de amigos de diversos bairros de São Paulo também prestigiou a Festa. “Nos encontramos na Estação da Luz e viemos para Jundiaí. A Festa é uma delícia. Tem gente do Pari, Butantã, Centro, Zona Sul…só para conhecer a Festa. E vale a pena”. Eles aproveitaram e adquiriram porções de frango e polenta fritos, um dos pratos mais queridos da Festa da Uva.  

A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos segue pelos dias 26, 27 e 28 de janeiro e 02, 03 e 04 de fevereiro – às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos das 10h às 21h. A entrada é gratuita e, como ação solidária, é sugerida a doação de alimentos não perecíveis, revertidos ao Fundo Social de Solidariedade (Funss). Os visitantes poderão contar com estacionamento gratuito, no Paço Municipal, com transporte por vans – aos sábados (das 9h às 23h) e domingos (das 9h às 22h) – com saídas a cada 20 minutos, também de graça, até o Parque. O transporte também é oferecido na volta. Já para quem vai usar o transporte coletivo, em todos os domingos da festa haverá a tarifa social, de R$ 1. Também foi criada uma linha exclusiva (308 – Terminal Central/Festa da Uva), que sairá a cada quinze minutos, conforme demanda. As outras linhas permanecerão com o itinerário original. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/21/diversao-tradicao-e-solidariedade-marcam-a-39a-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original