Jundiaí conduz primeira reunião da Rede Brasileira de Cidades das Crianças

Publicada em 22/01/2024 às 11:47

A Rede Brasileira de Cidades das Crianças realizou a primeira reunião on-line de trabalho, com representantes de seus atuais 13 Municípios integrantes. Realizado na manhã da última quarta-feira (17), o encontro contou ainda com as participações especiais do idealizador do conceito e fundador da Rede Mundial, o pedagogo Francesco Tonucci, e da coordenadora de Redes, Lorena Morachimo, além de 20 outros participantes.

Com a coordenação de Jundiaí, Município que passou a ser a sede da rede aqui fundada em março do ano passado, durante o 1º Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, a rede possui integrantes de seis Estados brasileiros e seus encontros passam a ser mensais.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é também o coordenador da Rede Brasileira, explicou os passos que antecederam a reunião. “No ano passado, promovemos encontros on-line de formação com os representantes, por meio da apresentação de vídeos e de materiais elaborados da Rede Mundial contendo os eixos norteadores do conceito. Esta etapa agora, com as participações especiais do Tonucci e da Lorena, inaugura uma agenda de encontros mensais. E reforça ainda mais a abertura para a adesão de novos interessados, convite sempre reforçado pelo prefeito Luiz Fernando Machado aos demais Municípios.”

Mais de 20 representantes de Municípios integrantes e interessados em participar da rede participaram da reunião on-line

Tonucci fez um balanço positivo do primeiro encontro com o grupo brasileiro. “O encontro da última semana permitiu que entrássemos em contato com os coordenadores e pontos focais da Rede Brasileira. Foi muito importante escutá-los e confirmar que todos já deram, em seus territórios, os encaminhamentos necessários do processo de formação e implementação do projeto. Foi um encontro rico em intervenções e de análise de viabilidade dentro das diversas realidades. Notamos não somente disposição, mas também uma boa compreensão da filosofia do projeto por parte dos coordenadores e uma grande abertura para a próxima campanha que irá envolver todas as nossas redes, que será o incentivo ao brincar livre das crianças nos espaços públicos.”

Lorena destacou as frentes de atuação de Jundiaí na coordenação da Rede Brasileira. “Fiquei positivamente impressionada com o empenho do grupo em construir uma estratégia intersetorial para o desenvolvimento do projeto, bem como com a inclusão de suas propostas em seus planos municipais para a Infância. Já sobre a próxima campanha anunciada pela Associação Francesco Tonucci, cremos que a experiência de Jundiaí com as ‘Ruas de Brincar’, enquanto política de incentivo ao brincar livre, seja uma força importante e fonte de inspiração para toda a Rede Mundial. Destaco também que, em agosto, estaremos de volta a Jundiaí para o mais um encontro da Rede Mundial e o encontro da Rede Brasileira, com a inauguração de seu escritório nacional, além de uma rica agenda que estamos construindo com o Peroni e sua equipe.”

Criação da Rede Brasileira foi formalizada durante o encontro realizado em Jundiaí em março do ano passado

A reunião virtual contou também com um momento de trocas entre os participantes. Segundo Peroni, além do compartilhamento de ideias e dinâmicas para a implementação do conceito, os novos integrantes apontaram as dificuldades que têm encontrado. “Uma delas é quanto à intersetorialidade do trabalho das secretarias dentro das Prefeituras – uma das marcas requeridas pela Rede e que em Jundiaí já era realidade, implementada em plano de Governo. Tratamos também dos desafios que surgem para a criação de dinâmicas e alternativas que mantenham as crianças dispostas e interessadas durante o processo de escuta. E do obstáculo maior identificado por todos que é a aplicação do conceito da autonomia das crianças dentro da realidade nacional das cidades”, concluiu.

Além dos integrantes, também participaram da reunião representantes dos seguintes Municípios interessados na adesão: Campinas, Ilha Comprida, Penápolis, Rio Claro e Sorocaba, todos paulistas.

Os Municípios interessados no conceito e na adesão à Rede podem entrar em contato pelo e-mail cidadesdascriancas@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/22/jundiai-conduz-primeira-reuniao-da-rede-brasileira-de-cidades-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original