COVID-19: Novo esquema de vacinação começa nesta semana; dose entra para a rotina

Publicada em 23/01/2024 às 07:32

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir da Vigilância Epidemiológica (VE), passa a adotar, novo esquema de vacinação contra a COVID-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Considerando que a doença ainda é um problema de saúde pública de grande importância, a vacinação será focada naquelas pessoas mais suscetíveis a evoluírem para casos graves e mortes, como, por exemplo, idosos, gestantes e puérperas, imunodeprimidos, crianças e pessoas com comorbidades.

“Considerando a gravidade da COVID-19 entre crianças menores de 5 anos, de modo especial entre os menores de 1 ano de idade, o Ministério da Saúde decidiu pela inclusão da vacinação no calendário nacional de vacinação infantil de rotina, para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema é de 3 doses, com a vacina Pfizer Baby, devendo ser aplicada aos 6, 7 e 9 meses. As crianças que já receberam as 3 doses anteriormente, não precisam receber novas doses”, detalha a coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.

A partir de 5 anos de idade, o foco será nos grupos prioritários, que devem ter o esquema primário de 2 doses com qualquer uma das vacinas contra COVID-19. Para os que já têm o esquema primário, há indicação de receber reforço da vacina a cada 6 ou 12 meses. Esses reforços se fazem necessários pois devido à idade ou às condições de saúde dessas pessoas, a redução dos anticorpos protetores é mais rápida, deixando a pessoa exposta ao vírus em um menor espaço de tempo.

As crianças de 5 a 11 anos serão vacinadas com a vacina Pfizer Pediátrica, e a partir de 12 anos, será usada a vacina Pfizer Bivalente.

Vacinação contra a COVID-19 entra para o calendário nacional

Reforço da vacina contra a Covid-19 a cada 6 meses:

– Gestantes e puérperas;
– Idosos;
– Pessoas imunocomprometidas.

Reforço a cada 12 meses:

– Pessoas menores de 60 anos vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Inclusivas (RI) e seus trabalhadores;
– Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
– Trabalhadores de saúde;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas privadas de liberdade de 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;
– Pessoas em situação e rua.

Pessoas a partir de 5 anos que não pertencem aos grupos prioritários:

As pessoas a partir de 5 anos que não fazem parte dos grupos prioritários também devem estar com sua vacinação em dia: esquema de duas doses.

O calendário de vacinação pode ser consultado no portal da Prefeitura de Jundiaí, na página https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/calendario-de-vacinacao/.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/23/covid-19-novo-esquema-de-vacinacao-comeca-nesta-semana-dose-entra-para-a-rotina/