Nova Faixa Preferencial de ônibus começa com monitoramento e apoio

Publicada em 23/01/2024 às 13:44

Com operação iniciada nesta terça-feira (23), a nova Faixa Preferencial dos ônibus do transporte público de Jundiaí contou com monitoramento de técnicos para a orientação do trânsito. Com uma extensão de 1500 metros, o corredor de ônibus tem início na Rua Rangel Pestana, esquina com Rua Benjamin Constant, até a Rua Vigário JJ Rodrigues, esquina com a Rua Secundino Veiga.


“Hoje, como o primeiro dia da implantação, podemos observar que os motoristas estão respeitando a mudança, que tem como objetivo dar maior fluidez ao trânsito de Jundiaí”, conforme Leslie Tealdi, Diretor do Departamento de Transporte Público de Jundiaí.

Faixa preferencial começa a funcionar hoje na Rua Rangel Pestana


Além da rua Rangel Pestana, a rua Dr. Torres Neves, no centro de Jundiaí, também conta com o corredor de ônibus preferencial com 150 metros de extensão. A velocidade máxima permitida na via, que antes era de 50km/h, passa a ser de 40km/h.
Outra mudança é em relação aos pontos de ônibus da Rua Rangel Pestana. O ponto próximo ao restaurante Bom Prato foi desativado e a linha 953 (Terminal Colônia) foi realocada para o ponto localizado na saída do Jardim do Museu Solar do Barão, na própria Rangel Pestana, 95. As outras linhas como 512 (Vila Aparecida), 715 (Jardim São Camilo) e 917 (Terminal Vila Hortolândia via Ponte São João) foram transferidas para a rua Dr. Torres Neves, 460, (ao lado do estacionamento).

A nova faixa preferencial têm 1500 metros de extensão


Os horários de operação são de segunda a sexta, das 6h às 8h30, e das 16h30 às 19h. Segundo o Gestor de Mobilidade e Transporte, as faixas são preferenciais, não exclusivas, podendo haver a circulação dos veículos, fora dos horários determinados.

“Os veículos podem transitar normalmente e não haverá nenhuma autuação porque acreditamos no bom comportamento e educação dos motoristas que transitam pela cidade e dentro de aproximadamente uma semana, teremos a avaliação da implantação da faixa preferencial”, finaliza Aloysio Queiroz.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/23/nova-faixa-preferencial-de-onibus-comeca-com-monitoramento-e-apoio/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original