Cultura: Confira as atrações do final de semana na cidade
Publicada em 25/01/2024 às 10:05Procurando um programa para o final de semana em que a família inteira possa se divertir junto? A melhor opção é visitar a Festa da Uva e a Expo Vinhos, em seu terceiro final de semana no Parque Antônio Carbonari, por onde já passaram mais de 110 mil visitantes de diversas cidades brasileiras.
A entrada é gratuita e quem puder colaborar com as ações do Fundo Social de Solidariedade pode doar um quilo de mantimento não perecível, que será repassado às famílias cadastradas.
Para esse final de semana a programação é bem diversificada nos cinco palcos temáticos: Palco Interno – Uva Niagara Rosada de Jundiahy, Palco Externo – Uva Isabel, Coreto do Rock – Uva Máximo, Espaço das Crianças – Uva Ribas, Palco do Samba – Uva Bordô, além das intervenções itinerantes e brincadeiras pelo Parque.
A programação completa da festa, pode ser conferida no site oficial https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/
Mas além da Festa da Uva ainda há uma extensa programação cultural gratuita acontecendo nos equipamentos da Cultura. Confira as ações programadas nos espaços pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC):
Biblioteca Nelson Foot
26/01 (Sexta) às 16h, Conta Cantando: Achados e Não Perdidos (Pedro Cavallaro e Bárbara Brunelli). Uma tampa de caneta, um molho de chaves, um pé de meia, um controle remoto e um documento de identidade estavam perdidos de seus donos e desesperados para voltar aos seus lugares de origem.
27/01 (Sábado), às 11h, Casas da Floresta (Ateliêra). As casas são grandes bonecos, da altura das atrizes acopladas ao seu corpo feitos, em sua maior parte, de tecido. As casas possuem pernas e braços articulados que andam pelo espaço de forma curiosa, imitando os gestos das suas manipuladoras e chamando a atenção dos presentes no espaço.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.
Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações. E para esse mês de férias, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou uma programação especial com os corpos artísticos municipais.
Os ingressos gratuitos para cada espetáculo ficam disponíveis a partir das 10h30 do dia anterior à apresentação, tanto na bilheteria do teatro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), quanto pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado pode retirar até dois ingressos.
Sexta-feira (26), a partir das 20h, com “Poesia em Canto”, espetáculo do Coral Municipal de Jundiaí (adulto) e que traz, por meio de harmonias envolventes e a fusão entre a linguagem poética e a beleza sonora, um mergulho nas profundezas da poesia, dando vida às palavras por meio da música. Cada nota é uma expressão poética; cada harmonia, uma manifestação de sentimentos.
Sábado (27) e domingo (28), a Cia. Jovem de Dança apresenta seu espetáculo “Instagrimm”. Em ambos os dias a partir das 16h, também na Sala Glória Rocha, a apresentação traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais, sobre um panorama dos diversos estilos de dança. De maneira lúdica e com bastante humor, o espetáculo traz o diálogo entre a tecnologia e os contos clássicos – alguns mais conhecidos, como “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, e outros um pouco menos, como “João de Ferro”, “Rumpelstichen”, “O pescador e sua esposa” e “O menino que não sabia o que era o medo” – e propõe ao público revisitar a sua infância e imaginar como seria seu relacionamento com os personagens se esses pudessem ser seguidos nas redes sociais.
Quem visitar o Centro das Artes também pode conferir a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta nesta estreia com as obras de mais de quarenta artista locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações artísticas diversas.
O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro.
Fábrica das Infâncias Japy
Nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, acontece a Oficina de Férias: Natureza Colorida (fabricação de tintas naturais), com a arte educadora Juliana Fernandes, voltada para crianças de cinco a 12 anos. São oferecidas 20 vagas, totalmente gratuita e preenchidas por ordem de chegada.
A proposta desta oficina é a de fabricação de tintas naturais. Pretende-se estimular o olhar atento aos elementos da natureza e suas cores, mostrando algumas das inúmeras possibilidades que podem surgir da mistura de diferentes elementos. Nesta oficina serão utilizados: terra seca, legumes, vegetais, sementes, temperos etc. encontrados em nosso jardim, em nossa cozinha e em nossos alimentos. Depois de preparadas as tintas os participantes receberão desenhos impressos, papel em branco e pincéis, para colorir. Tem também como objetivo estimular o olhar atento aos elementos naturais e suas cores de maneira sustentável. Mostrando que a natureza nos oferece matéria prima abundante na fabricação de tintas.
Já no sábado e domingo – sempre a partir das 10h30, programação infantojuvenil gratuita. Neste final de semana duas contações de histórias:
Dia 27 – Ancestrahistórias – contação de história – Núcleo de Artes AJEUM
Dia 28 – Fábulas do Disquinho – contação de história – Cia. Caça Vento de Artes.
A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O Museu encontra-se fechado para manutenção geral e montagem de exposição inédita sobre Jundiaí durante os períodos Colonial e Imperial.
Já os Jardins seguem aberto para visitação gratuita, com acesso direto da rua Barão de Jundiaí, das 10h às 17h, neste final de semana.
Museu dos Ferroviários
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Com entrada gratuita o público poderá conferir a mostra do artista jundiaiense Andrey Guaianá Zignnatto, que abre a temporada 2024 de exposições, na Pinacoteca.
“CO YBY ORÉ RETAMA”, que na língua Guarani M’bya significa “Essa Terra é o Nosso Lugar” é uma exposição inédita do artista, onde será apresentado ao público um conjunto de 10 trabalhos, produzidos em diversas plataformas como escultura, instalação, performance, vídeo arte, objetos, pintura, fotografia, e tem curadoria assinada por Sandra Ará Reté Benites, e produção de Ellen Navarro.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro e horário de funcionamento tanto no sábado quanto no domingo é das 10h às 17h.
Pracinha da Cultura – Vista Alegre
Nesta sexta-feira (26), a partir das 16h, na Biblioteca da Pracinha, a Cia. Inspirarte apresenta a contação de história O buraco assobiador: Porunga e Poranga são irmãos curumins que vivem em um lugar encantador, em uma aldeia bem no meio da floresta amazônica. Após os conselhos de sua mãe, para que os dois tomem cuidado e não se aproximem do buraco assobiador, os dois indígenas vivem um misto de curiosidade e aventura sobre esse mistério da floresta.
Entrada gratuita.
A Pracinha está localizada na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana – Vista Alegre.
Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos da PMJ/divulgação
-
04/11/2024
8º FESTEJU chega ao fim com premiações na Sala Glória Rocha
-
04/11/2024
Cultura promove encontro para tirar dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc
-
03/11/2024
Orquestra apresenta no sábado (09) o sétimo concerto da temporada 2024 no Polytheama
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
Baixe as fotos desta notícia na resolução original