Cultura reabre Museu com exposição inovadora sobre suas instalações
Publicada em 26/01/2024 às 18:25Depois do sucesso de público e de crítica com as exposições sobre o Holocausto e de Presépios, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão reabre neste sábado (27), a partir das 10h, com uma proposta inovadora e disruptiva. Para a reabertura, a exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.
“Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Peroni explica ainda que a proposta integra um cronograma previsto pela UGC para este ano. “Neste momento, o visitante que for ao Museu poderá ser acompanhado pela equipe do Departamento de Museus para esclarecimentos. Em seguida, a ideia é que o receptivo da visita seja feito por elenco com figurino de época, aprimorando ainda mais a experiência do visitante. Até que, ainda no primeiro semestre, o espaço receba a exposição que ficará em cartaz ao longo de todo o ano, sobre os períodos Colonial e Imperial do Município”, concluiu.
O Solar do Barão, prédio onde fica instalado o Museu Histórico e Cultural, teve sua construção iniciada na década de 1790 e serviu de residência para os Queiroz Telles, expoente família da aristocracia cafeeira e canavieira do interior paulista. Sua fachada e estrutura atuais resultam de reforma na década de 1860 e, desde 1970, o espaço é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4521-6259.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original