Pinacoteca inicia fevereiro com a exposição ‘Dois Mundos entre nós’

Publicada em 30/01/2024 às 08:00

As ações do mês de fevereiro na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), terão início na próxima quinta-feira, dia 1º, às 19h, com a abertura da exposição coletiva “Dois Mundos entre nós”, reunindo 30 obras inéditas das artistas Silvia Rocha, Cristiane Suiter e Regina Sartori.

“O mundo que acolhe e o que pede socorro”. Esta é a síntese da exposição ‘Dois Mundos entre nós’. Ao redor do mundo, algumas ações que visam diminuir o consumo da água, gases poluentes, desmatamento, aquecimento global geram grandes movimentos discutidos nas escolas, nas organizações governamentais, na mídia, além de movimentos da classe artística. É imprescindível medidas que consolidem a preservação da flora, da fauna, a conservação da floresta amazônica, do pantanal e principalmente a diminuição do aquecimento global, que bateu o recorde em 2023.

O município de Jundiaí, por meio de políticas públicas, estimula os munícipes e turistas a preservar a Serra do Japi que é uma Reserva Biológica remanescentes da Mata Atlântica. A arte traz à tona sentimentos, mostra a fragilidade humana.

 Através da observação, das técnicas, cores, e criação, as artistas apresentam 30 obras inéditas realizadas com técnicas mistas: óleo sobre tela, acrílica, aquarela e nanquim, as artistas propõem a conscientização sobre a aceleração das mudanças climáticas, com o aumento das secas, alagamentos e episódios de altas temperaturas. Despertar nas pessoas a visão sobre o aumento da camada de ozônio, e suas consequências futuras. Fortalecer a importância da Serra do Japi que é imprescindível para a preservação do ser humano e biomas. Estabelecer a continuidade deste projeto através da divulgação em plataformas digitais.

A exposição “Dois Mundos entre nós” poderá ser visitada de terça-feira a domingo, sempre das 10h às 17h, com entrada gratuita. A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/30/pinacoteca-inicia-fevereiro-com-a-exposicao-dois-mundos-entre-nos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original