Educação de Jundiaí anuncia parceria com a USP sobre o “Desemparedamento da Escola”

Publicada em 01/02/2024 às 16:21

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou, nesta quinta-feira (01), a abertura da Semana de Atualização Pedagógica (SAP), que este ano chegou à sua sétima edição e integra as iniciativas do programa Escola Inovadora. Com o Teatro Polytheama lotado, a cerimônia marcou também o lançamento do livro e o anúncio da parceria do Município com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto sobre o “Desemparedamento da Escola”, metodologia que é também o tema desta SAP.

CONFIRA AS FOTOS

“Esta parceria vem para potencializar e compartilhar com outros Municípios as experiências exitosas que Jundiaí, por meio da Educação, mas também de forma intersetorial, tem dado protagonismo às crianças e estimulado o seu desenvolvimento. Nós acreditamos que os investimentos nos anos iniciais da vida são fundamentais para a redução das desigualdades sociais e para estimular o horizonte de crescimento das famílias. E o ‘Desemparedamento da Escola’ tem tudo a ver com isso”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Autoridades apresentaram o livro sobre a metodologia tema da SAP; professora Elaine Ferreira representou os educadores da rede na entrega

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, reforçou a alegria dos anúncios feitos durante a cerimônia. “A Educação é este lugar em que estão as potências para a transformação da cidade. E estas novidades que anunciamos com a abertura da SAP vêm na sequência de diversas iniciativas inovadoras e que atestam o comprometimento de Jundiaí com a Educação, como, por exemplo, o Mundo das Crianças, uma verdadeira escola a céu aberto; as publicações dos Guias de Aprendizagem ao Ar Livre, o Currículo Jundiaiense e de Educação Inclusiva; o uso das tecnologias como ferramentas e a preocupação com a saúde socioemocional; além do Ciempi, o primeiro centro de memórias da Educação gerenciado por um Município e que será o mediador desta parceria com a instituição acadêmica.”

O professor Dr. Mozart Neves Ramos falou da motivação da parceria. “O Brasil precisa muito aprender com Jundiaí. Estamos encantados com o trabalho desenvolvido aqui, que foca não só no desenvolvimento cognitivo das crianças, mas também social e emocional. Isso torna o Município referência, a Cidade das Crianças, lugar em que a tomada de decisões é assertiva, pois é baseada em dados. E por isso queremos potencializar esse trabalho junto à rede e fora dela e ver o seu alcance enquanto metodologia para o desenvolvimento”, comentou o titular da Primeira Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da IEA-USP de Ribeirão Preto, que têm atualmente parceria com 170 Municípios, de dez Estados brasileiro.

O evento também foi marcado pelas apresentações dos mais de dez profissionais coautores do livro lançado e que, desde 2017 – quando se iniciaram os estudos acerca da agora metodologia -, estiveram junto aos educadores da rede para a realização de formações e estudos.

Cerimônia contou com a apresentação dos alunos da Emeb Luzia Francisca (Ivoturucaia), com a professora Tatiane Lima e sob a regência de Vastí Atique

Também participaram da cerimônia de abertura: a professora Dr.ª Maria Helena de Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, também da IEA-USP; os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças, Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcelo Peroni (Cultura) e Mônica Gropelo (superintendente da TVTEC), além dos repórteres-mirins da rede e outros estudantes. O vereador Edicarlos Vieira representou a Câmara Municipal na cerimônia.

A transmissão ao vivo do evento feita pela TVTEC Jundiaí, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pode ser conferida em seu canal do YouTube.

Mais SAP
A programação desta edição da SAP segue nesta sexta-feira (02), com a socialização, em todas as unidades escolares, de práticas de “Desemparedamento da Escola”.

Polytheama ficou lotado com as participações dos educadores e diretores da rede municipal

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/01/educacao-de-jundiai-anuncia-parceria-com-a-usp-sobre-o-desemparedamento-da-escola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original