Números positivos: 52% dos empreendedores da Festa da Uva são mulheres

Publicada em 01/02/2024 às 14:35

Sucesso de público, chegando aos quase 170 mil visitantes em três finais de semana, a 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos tem nas mulheres a maior parte dos empreendedores. Segundo pesquisa realizada pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Turismo, 52% dos estandes têm mulheres no comando dos negócios. A pesquisa foi realizada entre os cerca de 200 empreendedores da Festa, tendo 104 com mulheres à frente das empresas.

“É um dado muito positivo, principalmente considerando o fortalecimento das empreendedoras na Festa da Uva, que é um ambiente acolhedor e que permite às mulheres de vários segmentos a exposição dos seus produtos e a conquista da independência financeira e o controle dos negócios”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

Sucesso de público, 52% dos empreendedores da Festa da Uva são mulheres

Pioneiras na cidade com a criação de cabras e gado leiteiro, Celia Storani Bíscaro e Luisa Storani Bíscaro, da Capril Capriolês, mãe e filha, são um dos exemplos: “A fazenda conta hoje com centenas de cabras e vacas e produz queijos e derivados provenientes do leite de ambas as espécies, como o frescal, meia cura, queijo colonial, parmesão, doce de leite e outros. Tudo em família. E participar da Festa nos ajuda bastante a mostrar os produtos, todos artesanais e feitos com muito carinho”, disseram.

Outro exemplo é a produção de massas artesanais realizada pela Tre Sorelle, que tem a empresária Maria Elisa Rizzetto Gallo no comando da empresa. “Com massas caseiras e a receita vindas de várias gerações, a marca surgiu por acaso com quatro mulheres empreendedoras há 21 anos. Queremos proporcionar às famílias, a lembrança dos nossos antepassados que se reuniam ao redor da mesa para se deliciar com as verdadeiras massas frescas. E foi depois da Festa da Uva que crescemos mais. Por isso é tão importante participar do evento, tanto que criamos o fettuccine de vinho”.

“A Festa enaltece a força, poder e conhecimento das mulheres da nossa região. Ver as mulheres como maioria dos expositores reforça a importância e a responsabilidade social da Festa da Uva”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos chega ao último final de semana com muitas atrações culturais e gastronômicas – dias 02, 03 e 04 de fevereiro – às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos das 10h às 21h. A entrada é gratuita e, como ação solidária, é sugerida a doação de alimentos não perecíveis, revertidos ao Funss.

Os visitantes poderão contar com estacionamento gratuito, no Paço Municipal, com transporte por vans – aos sábados (das 9h às 23h) e domingos (das 9h às 22h) – com saídas a cada 20 minutos, também de graça, até o Parque. O transporte também é oferecido na volta.

Já para quem vai usar o transporte coletivo, em todos os domingos da festa haverá a tarifa social, de R$ 1. Também foi criada uma linha exclusiva (308 – Terminal Central/Festa da Uva), que sairá a cada quinze minutos, conforme demanda. As outras linhas permanecerão com o itinerário original. A programação completa pode ser conferida no site oficial da Festa: https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.

Mulheres são maioria na Festa da Uva

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/01/numeros-positivos-52-dos-empreendedores-da-festa-da-uva-sao-mulheres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original