Medidas preventivas funcionam e Jundiaí não registra ocorrências após chuvas de janeiro

Publicada em 02/02/2024 às 15:31

Segundo dados levantados pela Defesa Civil, foram registrados 358 mm de chuvas durante todo o mês de janeiro. O volume total está abaixo da média do mês nos últimos 10 anos, que é de 438 mm. E mais uma vez, as ações preventivas realizadas pela Prefeitura surtiram efeito e não houve ocorrências graves.

As ações foram iniciadas ainda no período de estiagem, em 2023. A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por exemplo, fez a limpeza de aproximadamente 5 mil metros de rios e córregos, além de mais de 60 mil bocas de lobo. Houve também a canalização pluvial no córrego do Gramadão, na avenida Antonio Pincinato, além de diversas obras de drenagem.

Há em desenvolvimento, também, um plano de mitigação de riscos nas vielas do São Camilo, realizado pela Fumas. A ação faz parte do Plano de Requalificação do bairro. Ainda no São Camilo, quatro áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. Na avenida José Maria Whitaker, 22 casas que estavam em áreas de risco já foram demolidas e as famílias estão sendo assistidas por meio do auxílio aluguel. No Santa Gertrudes, também houve a interdição e demolição de mais de 17 residências que apresentavam risco às famílias. Após visita social, foi detectado a necessidade de demolição de mais 13 casas. O mesmo acontece no Balsan, onde também serão demolidas 13 residências.

Apesar de ser abaixo da média dos últimos 10 anos, janeiro registrou alto volume de chuvas

“As ações foram realizadas com foco na mitigação de impactos em casos de catástrofes naturais e na preservação da vida. Apesar deste ano ter ficado abaixo da média histórica, o volume de chuvas registrado é considerável. Portanto, podemos dizer que o resultado das ações é positivo. A força-tarefa do município, composta por todas as áreas da Prefeitura, segue de prontidão para as situações de anormalidade”, relata o Coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel João Osório Gimenez Germano.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Os telefones para contato com a Defesa Civil de Jundiaí são o 199 ou o 4586-0666.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/02/medidas-preventivas-funcionam-e-jundiai-nao-registra-ocorrencias-apos-chuvas-de-janeiro/
Leia mais sobre ,