Comitê Integrado realiza o monitoramento dos blocos de Carnaval

Publicada em 04/02/2024 às 16:37

De olho no movimento dos blocos do Carnaval de Jundiaí, o Comitê Integrado de Monitoramento iniciou a supervisão do evento na Sala de Situação, do Paço Municipal. O domingo (4) marcou o primeiro dia do trabalho, que seguirá até o último dia da festa.

O local reúne as imagens das câmeras de monitoramento da cidade e, por elas, foi possível acompanhar o movimento nos blocos que abriram alas para a folia em Jundiaí: o Bloco Afro Kekerê, na avenida União dos Ferroviários e o bloco Basta Vir e se Divertir, no Jardim Novo Horizonte. “É um trabalho intersetorial, que une as Unidades de Gestão da Prefeitura, Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU, Juizado de Menores e Fiscalização do Comércio”, explicou o gestor de Cultura Marcelo Peroni.

Segundo ele, o foco é a segurança dos foliões e também dos moradores que moram no entorno de onde os blocos irão acontecer. “Aqui temos a possibilidade de tomar decisões diante dos acontecimentos, pois temos representantes de todos os órgãos”, comentou, destacando que neste domingo o Comitê encerrará as atividades por volta das 23h. “Só terminamos o trabalho após a dispersão dos blocos e lavagem das ruas.”

O capitão da Polícia Militar, Weverton Tavares, destacou a importância dessa integração. “É uma forma de resolver qualquer questão ligada à segurança do Carnaval de forma rápida e eficiente.” Segundo ele, além de participar ativamente do Comitê, a Polícia Militar também estará nas ruas com foco em inibir crimes de furto e roubo. Além disso, operações para verificar o uso de álcool por parte dos motoristas também estão na agenda.

O inspetor da Guarda Municipal de Jundiaí, Valdecir Rodrigues, frisou que o resultado dessa união é sempre positivo. “Ter o responsável por cada setor do nosso lado durante o evento será essencial para a tomada de decisões.”

O Carnaval  – Os demais blocos de rua programados para este Carnaval saem às ruas entre os dias 09 e 13 de fevereiro, em diversos pontos da cidade.

Durante o Carnaval, a Fábrica das Infâncias Japy e a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot também recebem programação temática para o público infantojuvenil, pelo programa Cidade das Crianças.

Já o desfile das escolas de samba está marcado para o dia 06 de abril (sábado), a partir das 19h, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, próxima ao Terminal Hortolândia.

A programação completa pode ser consultada no site da Cultura.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/04/comite-integrado-realiza-o-monitoramento-dos-blocos-de-carnaval/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original