Projeto da Biblioteca Comunitária no Jd. Fepasa avança com oficinas aos moradores do bairro

Publicada em 05/02/2024 às 08:59

O desejo dos moradores do bairro em ter uma biblioteca no Jardim Fepasa se torna realidade: a biblioteca comunitária começa a tomar forma. O espaço é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, de maneira interplataforma, organizada pela Rede Jundiaí de Cooperação com o Sesc. Sediada na Associação dos Moradores – “Casa Verde” – ponto de encontro da comunidade para as atividades da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de lazer, a sala ganhará área dedicada à leitura, construída a partir de oficinas com os moradores, também responsáveis pela organização do local, além de outras melhorias.

A junção dos esforços entre os segmentos resultou na construção coletiva do ambiente, que atende aos anseios da população, para o desenvolvimento das infâncias e de todas as idades. Para a adequação do espaço, foram feitas oficinas para a montagem dos móveis coordenadas pelo Sesc. Os participantes tiveram noções de marcenaria, numa atividade que pode alavancar futura nova fonte de renda para os moradores. Ao todo, foram construídas 4 estantes pequenas; 4 estantes adulto; 15 cubos/nichos e 2 sapateiras. Com o espaço já em pleno funcionamento, um acervo literário diverso estará disponível tanto para leitura no local quanto para empréstimo.

O acervo, cuidadosamente elaborado, foi levantado a partir da Mediação de Leitura coordenada pelo Sesc, em dezembro de 2023. Momento de escuta da comunidade e diagnóstico de interesses e comportamento leitor. A partir daí, o olhar curatorial da Unidade de Gestão de Cultura e do Sesc, por meio de suas bibliotecárias, entrou em ação para desenhar uma lista que busca contemplar eixos temáticos como diversidade (autores negros, indígenas e não europeus), formatos diferenciados, literatura periférica, livros de vestibular, poesia, contos, romances, e uma atenção especial para o acervo infantil. Dentre os títulos que comporão a biblioteca, alguns serão doados pelo Sesc e outros disponibilizados pela Cultura.

Satisfeita com a oficina e já de olho em aprimorar o conhecimento e usá-lo como fonte de renda está a moradora Priscila Souza Mattos Moura. “Participei da oficina de marcenaria e estou muito feliz com o que aprendi. Foram quatro aulas, mas quero aprender mais. Existe a possibilidade de novas oficinas. Estou pensando em, além de usar em casa, para meu benefício, posso gerar renda”, comemora.

De acordo com o responsável pela oficina de marcenaria, Daniel Frasson Costa, a demanda feita pelo Sesc Jundiaí foi criada especificamente para o Jardim Fepasa. “Além das técnicas e dos equipamentos usados, os encontros também contaram com apresentação sobre o processo de criação dos móveis, que envolve ergonomia e design, apresentando alguns artistas expoentes da arquitetura e do design e algumas de suas principais características e elementos criativos para os objetos fabricados”, reforçou.

Além de conhecimento sobre marcenaria básica, os moradores também receberam noções sobre ergonomia

Muitas atividades
Até a entrega do espaço para a comunidade, ainda serão realizadas outras etapas em conjunto com os parceiros, como a aquisição dos livros, oficinas de organização do espaço e de atividades.

O espaço deverá receber programações culturais tais como mediação de leitura, contação de histórias, dentre outras, fomentando a educação e a cultura, a partir de atividades em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura. “A leitura desenvolve o lúdico, muda a sociedade e cria novas experiências. O Espaço de leitura no Fepasa proporcionará desenvolvimento social, com as atividades adicionais que serão realizadas no local”, comenta o diretor de Cultura, João de Lucca.

“O Sesc mantém atividades constantes no Jardim Fepasa e vê, neste projeto, uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços com os moradores locais. A criação de uma biblioteca comunitária e a participação ativa das pessoas na utilização do acervo, aliadas às programações que darão vida ao espaço, visam proporcionar o acesso ao fascinante universo da leitura e dos livros. As ações no campo da literatura, iniciadas há alguns meses na Casa Verde, serviram como indicadores e serão mantidas ao longo do processo de desenvolvimento da biblioteca, proporcionando um diálogo constante com a comunidade, de forma a fortalecer o engajamento e a participação das pessoas”, cita Mariana Marquiori, bibliotecária do Sesc Jundiaí.

“O envolvimento com as populações do entorno é uma das principais frentes da atuação do Sesc. E a parceria para criação da Biblioteca contribui para promover uma ampliação das experiências cotidianas das pessoas no contato com a literatura, a arte e os encontros” complementa Wagner Castro, Gerente do Sesc Jundiaí.

“Sempre foi um desejo da comunidade ter uma biblioteca, até tínhamos antes da pandemia, porém paramos e uma chuva fez com que perdêssemos nosso acervo. Tomei a iniciativa de conversar com o SESC e Prefeitura para retornar o projeto, pois, creio que a biblioteca é a entrada para demais atividades culturais para a comunidade. Desde então realizamos uma atividade de tintas naturais e pintamos a sala, depois, realizamos uma mediação de leitura e por fim, a oficina de marcenaria e construindo juntos os móveis da nossa querida biblioteca”, comemora o morador no local, Michel Teza.

“A Rede Jundiaí de Cooperação, órgão da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), tem a função de unir os setores e acelerar os processos em benefício das pessoas. A biblioteca é mais um resultado conquistado a partir de junção dos esforços e de trabalho com o foco na mudança da realidade das crianças e suas famílias. Jundiaí é a Cidade das Crianças e a cultura e educação são bases para o desenvolvimento da sociedade”, reforça o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.

Oficinas para a montagem do mobiliário da biblioteca foram realizadas em quatro dias, com moradores

A organização do espaço continua. Em breve chegarão os livros para compor o acervo e, quando tudo estiver pronto, o espaço será aberto para uso de todos os moradores do bairro.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/05/projeto-da-biblioteca-comunitaria-no-jd-fepasa-avanca-com-oficinas-aos-moradores-do-bairro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original