Raiva: Visam realiza ação de conscientização na Vila Nova Jundiaí

Publicada em 05/02/2024 às 17:31

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), realizam nesta semana, ação de orientação e conscientização sobre os riscos da raiva na Vila Nova Jundiaí, região Sul da cidade, onde foi identificado um morcego positivo para a doença. A espécie do animal ainda está em análise e o morcego estava caído vivo na calçada de uma rua, sendo que não houve contactantes. Neste ano, cinco morcegos positivos para raiva já foram identificados na cidade. A vacinação antirrábica de cães e gatos é uma importante forma de proteção contra a doença, que é fatal.

De acordo com o veterinário da Visam, Felipe Pedrosa, ao longo desta semana, serão realizadas ações de orientação à população no bairro, com visitas técnicas para orientar a população sobre a doença. “Clínicas veterinárias receberão orientações sobre o Programa de Vigilância da Raiva, reforçando que é uma doença que não pode cair no esquecimento, e os profissionais precisam estar atentos nos sintomas de cães, gatos e animais silvestres, além de outros cuidados”, detalha.

A equipe da Nova UBS Comercial também receberá atualização sobre a raiva e outros procedimentos específicos, incluindo o atendimento antirrábico humano. “Ao ser mordida, arranhada ou tido contato de risco com um cão, gato, morcego, macaco ou outro mamífero, toda pessoa deverá procurar a Unidade Básica de Saúde para atendimento médico e providências. A raiva é uma zoonose grave, que pode levar à morte se não forem adotadas as medidas específicas, no caso de acidentes”, reforça o veterinário.

Orientações em comércios e residências começaram nesta segunda e prosseguem nesta semana

Orientação
A VISAM orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, o órgão deve ser contatado imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para que os técnicos façam a retirada segura do animal. Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa.

“Ao encontrar um morcego com comportamento atípico, é fundamental para que possamos atuar, promovendo, em tempo oportuno, as ações de vigilância e prevenção da raiva para os humanos e, também, para a população animal”, enfatiza o médico veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos seus animais, que é aplicada gratuitamente pela VISAM, mediante agendamento telefônico nos números acima identificados (há estacionamento disponível no local). Lembrando que vários morcegos positivos, como esse do Vila Nova Jundiaí, já foram identificados em vias públicas, calçadas e/ou quintais de casas, ou seja, onde geralmente ficam ou passam cães e gatos, que se estiverem sem vacina ou com a mesma atrasada, podem contrair o vírus rábico dos mesmos (morcegos caídos).

“Os cães e gatos hoje fazem parte da família e têm um contato muito próximo com os proprietários. Assim, é essencial que estejam devidamente protegidos contra a raiva, que pode ser transmitida ao ser humano. No ano passado, duas pessoas morreram de raiva humana no Brasil, sendo que houve casos também em cães e gatos em outros municípios do país. A melhor arma contra a raiva é a prevenção e a população precisa estar consciente”, destaca.

Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los. Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva e em 2023 foram dezessete casos.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/05/raiva-visam-realiza-acao-de-conscientizacao-na-vila-nova-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original