Assessoria de Políticas para a PCD apresenta proposta à UGDECT em encontro estratégico

Publicada em 06/02/2024 às 12:56

Nesta semana foi apresentada à Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), por meio da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), uma proposta que tem como objetivo aproximar as empresas e RHs ao trabalho realizado pela Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência (PCD), visando a inclusão efetiva de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.

Segundo o Assessor Marco Antonio dos Santos, ações já são desenvolvidas pela Assessoria, como orientação quanto aos direitos sociais das pessoas com deficiência, o Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência – cadastro de pessoas com deficiência e encaminhamento para o trabalho, orientações e encaminhamentos sobre a utilização do transporte adaptado e participação no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Cinco pessoas sentadas em volta de uma mesa participando de uma reunião, com uma janela ao fundo
Encontro estratégico tem como foco a ampliação da participação de PCDs no mercado de trabalho

Para dar seguimento na proposta, em breve será marcado um encontro entre as empresas e RHs com a Assessoria de Políticas para a PCD, UGDECT e gestores, para apresentar as ações e objetivos desta proposta. Será feito um convite para as empresas, para que elas possam participar do encontro e ter a oportunidade de expressar suas ideias, dúvidas e contribuições. O intuito desse encontro é construir uma parceria sólida e colaborativa, onde as empresas terão a chance de entender melhor como podem integrar a inclusão de pessoas com deficiência em suas práticas cotidianas, conhecendo todos os tipos de
deficiência, pois elas se diferenciam em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial, os transtornos e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

“Por meio desses encontros conseguimos conversar com as empresas e demonstrar a importância de investir nas pessoas com deficiência. Essa é mais uma das ações da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência na busca pela inclusão”, comenta o Assessor Marco Antônio dos Santos. “A ideia desse encontro é a busca pela sensibilização das empresas com as pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade de emprego”, completa o Assessor de Assuntos Governamentais da Pessoa com Deficiência, Filipi Lima.

Três pessoas em volta de uma mesa em uma reunião, com uma televisão ao fundo, com dados do site Jundiaí Empreendedora
Portal Jundiaí Empreendedora conta com vagas específicas

Durante o encontro, o diretor de Fomento à Indústria da UGDECT, Gilson Aparecido Pichioli, apresentou, no portal Jundiaí Empreendedora, as vagas disponíveis para PCD, que somam mais de 280 vagas. O Jundiaí Empreendedora apoia o Programa de Sensibilização das Empresas Para Contratação de Pessoas com Deficiência (PCD).

Participou também da reunião o diretor do Departamento de Fomento à Ciência e Tecnologia, Júlio César Durante.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/06/assessoria-de-politicas-para-a-pcd-apresenta-proposta-a-ugdect-em-encontro-estrategico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original