Brigada Mirim contra a Dengue começa a atuar na região do Retiro

Publicada em 06/02/2024 às 18:11

Uma iniciativa da Associação de Moradores da Região do Retiro, com o protagonismo das crianças, ‘viralizou’ e ganhou espaço oficial na cidade. A Brigada Mirim contra Dengue foi recebida pelo Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e gestores municipais, na tarde desta terça-feira (06), no Paço Municipal. A ação poderá se transformar em um projeto de Lei do legislativo para a multiplicação da ideia em todos os bairros da cidade.

Com informações sobre como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor do vírus da dengue – os irmãos Manoela, Antonio e Rafael Rabêlo apresentaram para os gestores as informações sobre a doença, como eliminar os criadouros e até os sintomas de quem for contaminado. “Nós vamos andar pelo bairro informando as pessoas, nos comércios, nas casas e até na UBS, para que as famílias cuidem de suas casas”, comentou o pequeno Rafael, de 8 anos.

Manoela, Antonio e Rafael protagonizaram vídeo sobre os cuidados contra a dengue e formam a Brigada contra a Dengue na região do Retiro

“Este trabalho é maravilho. É a construção de sociedade que entende o seu papel. As crianças são as fiscais em suas casas, e vão replicar em toda a cidade. Mais de 80% dos criadouros dos mosquitos estão dentro de nossas casas, por isso a importância das nossas crianças protagonizarem a brigada contra o mosquito”, elogiou o prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando que Jundiaí é a Cidade das Crianças e o protagonismo dos pequenos acontece em todos os setores.

Os gestores de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, da Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera e da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos e técnicos das unidades participaram do encontro, que ainda registrou a participação do padre Silvio Andrei e do vereador Daniel Lemos, que estimulou a criação do grupo e desenvolverá projeto de lei na Câmara, para a replicação da iniciativa em toda a cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/06/brigada-mirim-contra-a-dengue-comeca-a-atuar-na-regiao-do-retiro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original