DEBEA promove mutirão de microchipagem no Cecap

Publicada em 06/02/2024 às 11:07

O Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA), ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promoveu, nesta segunda-feira (05), um mutirão de microchipagem de cães e gatos no Cecap. A ação foi realizada na sede do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Jundiaí, que pertence à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania.

Foram microchipados 19 animais, sendo 12 cães e 7 gatos. Já os tutores de outros 25 cães e 14 gatos que não estavam castrados, realizaram agendamento para o próximo mutirão de castração, marcado para os dias 17 e 18 de fevereiro, na sede do DEBEA. Depois de castrados, todos os animais saem microchipados. Na última sexta (02), o Departamento também realizou outro mutirão de castração. Foram castrados 127 animais entre cães e gatos.

DEBEA promove mutirão de microchipagem no Cecap

“Além dos mutirões de castração e microchipagem, também estamos fazendo a atualização dos animais que foram castrados e microchipados antes de 2020. Com a confirmação dos dados, conseguimos ter uma estimativa melhor da população de animais domésticos de Jundiaí para o estabelecimento de políticas públicas mais eficazes”, lembrou a veterinária do DEBEA, Carolina Ballarini Zetun.

Morador da Vila Marlene, seu José Antônio Domingues levou as gatas Belinha e Luna. Como já estavam castradas, foram microchipadas. “O microchip é uma segurança a mais, né? Especialmente em relação aos gatos, que se movimentam mais e pode acontecer de fugirem”, disse.

A microchipagem é regulamentada por meio da Lei nº 9.918, de 05 de abril de 2023. Ela determina que os responsáveis pelos animais terão até 2 anos para microchipar e cadastrar os bichos no banco de dados da Prefeitura. A partir do período de adaptação (2 anos), todos os cães e gatos de até no máximo 6 meses de idade deverão estar microchipados e terem o cadastro atualizado quando forem fruto de venda ou adoção.

“Nós somos aqui do bairro Cecap. E a microchipagem ajuda a prefeitura a saber quantos animais têm na cidade, né? Como os nossos pets ainda não estavam castrados, agendamos já para o próximo mutirão, tudo muito rápido”, disseram Elizabete Albanez e Reni Gonçalves Júnior, que levaram os cães Amora e Titan.

Diretor do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí, Wagner Paiva explica a importância dos mutirões: “A nossa ideia é realizar esses mutirões de microchipagem de animais em outros bairros nos próximos meses, principalmente onde as pessoas têm menos condições de pagar pelo serviço em uma clínica veterinária. Não só de microchipagem, mas também de castração”, lembrou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/06/debea-promove-mutirao-de-microchipagem-no-cecap/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original