Atendidos em Saúde Mental participam do bloco ‘Todos na Folia’

Publicada em 07/02/2024 às 09:48

O convívio social e as interações são parte das atividades desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas nos equipamentos de Saúde, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí. Os assistidos em Saúde Mental realizaram um ‘carnaval antecipado’, com cortejo do bloco “Todos na Folia”, na região do Anhangabaú. Este é o primeiro ano que o grupo realiza a atividade e o saldo foi positivo.

“Contamos com a presença musical e festiva das baterias ‘Batuque Beleza’ e ‘Império da Maringá’ que durante o mês de janeiro se reuniram no Clube 28 de Setembro para ensaios e oficinas de fantasia e customização”, comenta a das organizadoras, a Terapeuta Ocupacional do CAPS II, Ana Claudia Ramos Fidêncio.

A concentração do bloco foi no serviço de Saúde Mental CAPS II, no Anhangabaú, seguindo o percurso de cortejo até o Ginásio do Bolão. O evento contou com a presença de diversos serviços da Rede de Atenção psicossocial de Jundiaí (RAPS), entre eles: CAPS II, CAPS IJ, CAPS ADIII, CAPS III, Unidades de Acolhimento adulto e infanto juvenil, CTA e UBS, reunindo cerca de 100 pessoas.

Assistidos em Saúde Mental, comunidade e trabalhadores dos serviços, em cortejo, na manhã de terça-feira

Ensaios

O impacto positivo da atividade para os assistidos foi identificado pelas equipes, e o trabalho prosseguirá ao longo do ano com ensaios, já em programação para o próximo Carnaval. “Eu achei excelente essa oportunidade. Muita gente lá de fora gostaria de ter a oportunidade, a gente tá tendo, então a gente tem mais é que aproveitar mesmo e divulgar para que mais pessoas possam participar conosco. Foi excelente!”, contou Luís Gustavo Paiva, usuário do CAPS.

Outro usuário que chegou a se emocionar foi Márcio Venício. “Foi uma alegria que eu não vivia há muito tempo. Eu quero que se repita todo o ano”, declarou.

“Cada usuário tem o seu projeto terapêutico singular e esses momentos de interação com diversos serviços são essenciais para socialização e redução do estigma em relação às questões de saúde mental” reforça o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri.

A ação é articulada entre diferentes serviços e se insere no contexto de atenção integral à saúde, visando a reinserção social e promoção de contratualidade e autonomia, conforme previsto na Política Nacional de Saúde Mental.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/07/atendidos-em-saude-mental-participam-do-bloco-todos-na-folia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original