Nebulização: Visam realiza aplicações no Ivoturucaia contra dengue

Publicada em 07/02/2024 às 13:19

Após trabalho intenso de eliminação de criadouros, investigações de casos confirmados, busca ativa de pessoas com sintomas, mutirões de limpeza e muita orientação, as equipes de Vigilância e Saúde Ambiental (Visam), realizam nebulização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, na região do Ivoturucaia. A aplicação – que prossegue até sexta-feira (09) – é realizada no final da madrugada e início da manhã, período de menor movimentação dos mosquitos alados.

“A nebulização é usada após todas as etapas de eliminação dos criadouros, assim não teremos mais mosquitos adultos. O inseticida atinge somente os alados, sendo que, nas formas jovens (larva e pula) a eliminação deve ser mecânica, ou seja, a eliminação dos criadouros”, reforça a biomédica e gerente da Visam, Ana Lucia de Castro Silva.

A aplicação do produto é feita no final da madrugada e início da manhã em decorrência das especificações técnicas, como menor temperatura e ausência de vento. “As partículas do produto são muito pequenas e este horário favorece a dispersão e o contato com os mosquitos, que estão parados em muros, folhagens, paredes em ambiente peridomicílio”, detalha.

Aplicação é feita mecanicamente; produto é indicado para a eliminação dos mosquitos adultos

Panorama

A Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), disponibilizam painel epidemiológico das arboviroses com informações atualizadas semanalmente relativas ao cenário da cidade.

A região do Ivoturucaia, de acordo com o painel do Boletim Epidemiológico das Arboviroses  Jundiaí contabiliza 124 casos de dengue autóctones e 38 importados. Outros 230 casos aguardam resultado de exames.

Na página, que pode ser acessada de qualquer equipamento conectado à internet pelo endereço https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/, é possível identificar os locais onde há mais casos da doença, inclusive com dados sobre o perfil das pessoas mais acometidas (pessoas entre 26 a 59 anos), com pequena diferença entre mulheres e homens.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/07/nebulizacao-visam-realiza-aplicacoes-no-ivoturucaia-contra-dengue/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original