PROESC: seguem as inscrições de edital da Cultura para desenvolvimento de projetos

Publicada em 07/02/2024 às 10:01

Os artistas e demais profissionais de Cultura de Jundiaí têm até o dia 01 de março para se inscrever no edital do Programa de Estímulo à Cultura (PROESC), lançado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em dezembro do ano passado. Com R$ 420 mil em investimentos, o edital é voltado à seleção de até cerca de 30 projetos culturais de proponentes exclusivamente do Município.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

“Diferente dos demais editais lançados pela Unidade, que, por conta da legislação, devem ter abrangência nacional, o PROESC se trata de uma política pública municipal restrita a contemplar proponentes daqui e fomentar a atividade artística local. Ele também traz como diferencial um prazo estendido de inscrições, pois, de modo diverso do que acontece com os demais editais, voltados à contratação de propostas já existentes, o PROESC tem um período maior destinado às inscrições, pois seu foco é na elaboração de novos projetos por seus proponentes”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Investimento é voltado à seleção de projetos desenvolvidos em diversas linguagens, como Música, Teatro, Dança e outros

No total, são nove as diferentes categorias ou linguagens artísticas, com foco em propostas que vão desde a publicação de conteúdos inéditos, realização de atividades culturais presenciais e preservação e resgate patrimoniais. São eles:

  • Artes Visuais: Produção e exposição de obras de artes, Intervenção Urbana ou publicação de livro;
  • Audiovisual: produção de curta-metragem profissional;
  • Circo: produção de espetáculos inéditos ou circulação e difusão de espetáculos;
  • Dança: produção de espetáculos inéditos ou circulação e difusão de espetáculos;
  • Literatura: publicação de obra literária inédita ou Difusão Literária (realização de cursos, oficinas, contação de histórias, rodas de leitura, feira de troca de livros, palestras e recitações poéticas);
  • Manifestações Populares: realização de intervenção cênica, cortejo ou Cultura Popular Urbana;
  • Música: gravação de álbum (CD ou DVD inédito) ou circulação de espetáculos musicais;
  • Patrimônio Cultural: preservação e resgate de patrimônios culturais materiais ou imateriais;
  • Teatro: produção de espetáculos inéditos ou circulação e difusão de espetáculos.

Os interessados devem residir comprovadamente em Jundiaí há, pelo menos, dois anos e devem se inscrever por meio de formulário on-line, anexando também a documentação exigida.

A avaliação dos projetos inscritos levará em conta suas: criatividade, originalidade, viabilidade de execução, planejamento e cronograma, qualificação dos proponentes e contrapartida proposta para integração comunitária e inclusão.

Mais informações podem ser obtidas pelo edital nº 26/2023, na página 03 da Edição Extra 5385 da Imprensa Oficial, no site da Cultura, pelo e-mail proesc@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4589-6800.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/07/proesc-seguem-as-inscricoes-de-edital-da-cultura-para-desenvolvimento-de-projetos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original