Carnaval: Confira a agenda cultural da cidade

Publicada em 09/02/2024 às 11:50

A programação de Carnaval elaborada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) alcança essa semana o seu ponto alto. Na Cidade das Crianças e Terra da Uva mais sete blocos vão ganhar os mais diversos pontos da cidade levando alegria, música e diversão não só para os participantes, mas para a população que for assistir a passagem dos foliões.

Além dos blocos na rua, nos equipamentos culturais, também haverá programação de Carnaval, com entrada gratuita e com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.

A cada ano que passa mais pessoas procuram pelos blocos da cidade para se divertir

Além das ações direcionadas na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, com oficina de Carnaval, concurso de fantasias para crianças e uma matinê ao som das antigas marchinhas, na Fábrica das Infâncias Japy, novo espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, a programação traz contação de história, bailinho de Carnaval e Blokids.

Já para os que gostam de acompanhar a passagem dos blocos carnavalescos da cidade, a programação completa dos desfiles pode ser conferida na Internet, na página oficial da Cultura https://cultura.jundiai.sp.gov.br/carnaval-2024/.

Confira a programação pela (UGC) para os seus equipamentos culturais neste final de semana:

Biblioteca Nelson Foot

Dia 10 – sábado – das 10h às 11h30– Oficina de confete sustentável e confecção de instrumentos musicais com material reciclável com o arte educador Trezzy Art, com a proposta de combinar diversão carnavalesca com práticas ecologicamente corretas, bem como servir de ensaio para o bloco da Biblioteca, “Só vai quem lê”, já que na segunda-feira de Carnaval poderá se divertir na matinê da BNF.

Histórias de Carnaval com Cena 4 para animar a garotada na Biblioteca

Na sequência – das 11h30 às 12h30 – os integrantes da Cia. CENA 4 – apresentam Histórias de Carnaval 

Dia 12 – segunda-feira – das 13h às 14h – Concurso de Fantasias de Carnaval para crianças e matinê do bloco “Só vai quem lê. Para participar a inscrição deverá ser feita até dia 10, sábado, pelo formulário Google https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2Sk08FEEi8SaygV-KapKTmd2UJVXsCc9ga9_XIWiMfaJdZg/viewform

Poderão participar do Concurso de Fantasias da Biblioteca Professor Nelson Foot crianças com faixa etária de 04 a 10 anos, divididas em duas categorias: de 04 a 06 anos; de 07 a 10 anos. 

Haverá premiação (Kit brincar, contendo:  1 livro, 1 máscara, mini caixa de giz de cera e 1 bolha de sabão) para os classificados em 1°, 2° e 3° lugares das duas categorias. Além disso, haverá uma premiação especial para o 1º colocado na seleção da melhor fantasia sustentável e melhor fantasia de personagem da literatura infantil brasileira. Todos os participantes serão reconhecidos com um prêmio de participação. 

Item obrigatório – pintura facial ou máscara 

Também na segunda-feira (12) – das 14h30 às 16h – Matinê do Bloco Só vai quem lê – Crianças acompanhadas de seus responsáveis poderão esbanjar animação ao som das marchinhas de carnaval, na tenda que será especialmente montada para a ação.  A Biblioteca não fornecerá confete e serpentina ao público e a animação ficará a cargo da Blokids, da Cena 4 Produções com um repertório recheado de marchinhas tradicionais de Carnaval e músicas do universo infantil, a proposta da ação é ninguém ficar parado.

A Biblioteca estará aberta sábado, segunda e terça-feira, das 10h às 17h e está localizada dentro do Complexo Argos, rua dr. Cavalcanti, 396 -Vila Arens.

Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro

O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta com as obras de mais de quarenta artista locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações artísticas diversas.

Visitar a Galeria de Artes no Centro das Artes é uma excelente opção para o final de semana

O horário de funcionamento no Carnaval será: sábado e domingo das 10h às 18h. Na segunda fechado para manutenção e na terça-feira, das 10h às 21h.

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro

Fábrica das Infâncias Japy

Na Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, o Carnaval vai ser de total animação e descontração.

No sábado – dia 10 – 10h30 – Contação de História – com os integrantes da Cia. Caça Vento e Artes – com Fábulas do Disquinho.

Às 11h15, muita música e alegria com a apresentação do Cantinho do Joe – Música para crianças, com o animado bailinho de Carnaval.

Na Fábrica Japy a Banda do Joe anima o bailinho do sábado (10)

No domingo, dia 11 e na terça-feira, dia 13, sempre às 10h30, chegando em ritmo de folia, o “Blokids” – bloquinho de Carnaval Infantil, vem cheio de animação para cantar e dançar com os pequenos foliões, nesta festa tão brasileira, o Carnaval.

A ordem é ninguém parado na apresentação da Blokids no domingo e terça-feira

A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento no Carnaval será sábado, domingo e terça-feira, das 9h às 13h e na segunda-feira, fechado para manutenção.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

Depois do sucesso de público e de crítica com as exposições sobre o Holocausto e de Presépios, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão reabre com uma proposta inovadora e disruptiva. A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Nas salas, nas paredes, em cada espaço do Solar muita história para se conhecer

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento durante o Carnaval será: sábado, das 10h às 13h30. Já no domingo e terça-feira, das 10h às 17h e fechado na segunda pra manutenção.

Museu dos Ferroviários

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

O Museu dos Ferroviários recebe os visitantes sábado, domingo e terça-feira de Carnaval

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento é das 10h às 17h.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

O visitante poderá conferir a exposição “Dois Mundos entre nós”, uma mostra coletiva das artistas: Sílvia Rocha, Cris Suiter e Regina Satori.

Um dos ambientes da mostra em cartaz na Pinacoteca

“O mundo que acolhe e o que pede socorro” Esta é a síntese da exposição “Dois Mundos entre nós” representada através da observação, das técnicas, cores, e criação, em 30 obras inéditas das artistas realizadas com técnicas mistas: óleo sobre tela, acrílica, aquarela e nanquim. 

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 106 – Centro. O horário de funcionamento é das 10h às 17h, exceto na segunda-feira que o prédio estará fechado para manutenção.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos da PMJ/divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/09/carnaval-confira-a-agenda-cultural-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original