Carnaval: Comitê Integrado age rápido para evitar tumultos

Publicada em 10/02/2024 às 10:20

Para festejar o Carnaval com o bloco de rua Refogado do Sandi, cerca de 4 mil pessoas estiveram no Centro ao longo da tarde e noite dessa sexta-feira (09). O levantamento do número de público e a garantia da segurança dos foliões e demais munícipes são resultados do trabalho do Comitê Integrado de Monitoramento da Prefeitura, por meio de agentes no local dos desfiles e, remotamente, a partir da Sala de Situação do Paço Municipal.

“Assim como todas as ações da Prefeitura, a intersetorialidade é uma das marcas do monitoramento dos desfiles de Carnaval em Jundiaí, com foco tanto na garantia da segurança e da festa para os foliões, quanto na tranquilidade dos munícipes que aproveitam o feriado para descansar. Com os agentes no local e o monitoramento remoto, utilizando, inclusive, a comunicação via aplicativos, garantimos não só a resposta rápida em eventuais ocorrências, como também a liberação e limpeza das vias para a normalização de fluxos após os desfiles”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Vale frisar que, o Comitê integrado de Monitoramento da Prefeitura seguiu reunido até a dispersão completa dos foliões, onde, através da rápida intervenção, dispersou o início de tumulto; conteve consumo excessivo de bebidas alcoólicas a apreendeu jovem com entorpecentes, além da fiscalização de veículos, 2 automóveis e 2 motocicletas foram apreendidas.

Além das câmeras e drone, comunicação via aplicativo também reforça a agilidade entre a tomada de decisões das equipes

O Comitê é composto por representantes das Unidades de Gestão e órgãos da Prefeitura: de Cultura (UGC), de segurança Municipal (UGSM), de Governo e Finanças (UGGF) – Fiscalização do Comércio, da Casa Civil (UGCC), de Mobilidade e Transporte (UGMT), de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), da Defesa Civil e da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN); das Forças de Segurança: Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil; além do SAMU, Corpo de Bombeiros e do Poder Judiciário – Juizado de Menores.

Além da presença dos agentes nos desfiles – somente da GMJ serão cerca de 100 guardas -, o monitoramento é garantido pela presença das câmeras fixas já instaladas nas ruas da cidade, além das instaladas para os dias de desfile e das viaturas. “Utilizaremos todo o efetivo do setor de Inteligência da Informação da Unidade de Segurança, além de drone, aliado às câmeras de segurança, possibilitando dias de tranquilidade para os foliões.”, comenta a gestora da UGSM, coronel Carla Basson.

A UGSM orienta ainda que o telefone de emergência da GMJ é o 153, para o qual podem ser reportados, por exemplo, casos de importunação sexual, que se tornou crime no Brasil em 2018, caracterizada como práticas de atos libidinosos sem anuência dos envolvidos.

Mais Carnaval
A programação de Carnaval com blocos de rua e de atrações para o público infantojuvenil Cidade das Crianças na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e na Fábrica das Infâncias Japy segue até a terça-feira (13). Para conferir os detalhes das atrações, basta acessar o site da Cultura ou a Agenda Cultural.

Tradicional bloco Refogado do Sandi é sempre realizado na sexta-feira de Carnaval

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/10/em-validacaocarnaval-comite-integrado-age-rapido-para-evitar-tumultos/