Fortes chuvas colocam Jundiaí em Estado de Atenção; Força-Tarefa atua desde a noite de terça

Publicada em 14/02/2024 às 17:52

Com um acumulado de 86,2 mm de chuvas nas últimas 72 horas, principalmente na noite desta terça-feira (13), Jundiaí passou do Estado de Observação para o Estado de Atenção, de acordo com o plano de contingência da Operação Chuvas de Verão, elaborado pela Defesa Civil. O maior acumulado foi no vetor Oeste – 66 mm – local onde foram registradas ocorrências entre entrada de água em residências e queda de muro. Também aconteceu um destelhamento de cômodo no bairro do Poste. Importante ressaltar que não houve vítimas.

A Força-tarefa do município, composta por todas as áreas da Prefeitura, atua desde a noite de ontem no atendimento às famílias afetadas, reparação de danos e mitigação de novas ocorrências. A Defesa Civil foi acionada para atendimento às pessoas e verificação de toda a área atingida. A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) realizou a limpeza de bocas de lobo, hidrojateamento e lavagem da rua e das casas com caminhão pipa. Já a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) atuou na sinalização das vias.

Ações de limpeza foram feitas desde as primeiras horas desta quarta-feira (14)

As equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) estiveram no local para uma vistoria técnica das seis casas. A UGADS vai realizar a entrega de materiais de limpeza e colchões, além de benefício eventual de vulnerabilidade temporária às famílias que se enquadrarem nos critérios. As famílias das residências afetadas se deslocaram para a casa de parentes ou vizinhos.

“Mesmo com o susto, a Prefeitura agiu rápido. Foi uma ação positiva e nos sentimos assistidas pelo poder público”, comenta uma das moradoras do Jardim Novo Horizonte, Greice Monique Ribeiro, de 36 anos.

“A força-tarefa agiu rápido novamente para minimizar os problemas ocasionados pelas chuvas e mitigar novas ocorrências, uma vez que há previsão de chuvas para esta quinta (14) e sexta-feira (15). Portanto, estaremos atentos para agir o mais rápido possível em caso de novos chamados. A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 ou o 4586-0666”, avalia o Coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel João Osório Gimenez Germano.

Força-tarefa segue de prontidão para o atendimento de ocorrências

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/14/fortes-chuvas-colocam-jundiai-em-estado-de-atencao-forca-tarefa-atua-desde-a-noite-de-terca/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original