Segunda Audiência Pública sobre o Trem Intercidades é realizada em Jundiaí
Publicada em 14/02/2024 às 15:50Foi realizada na Escola Estadual Dr. Antenor Sorares Gandra, no Centro de Jundiaí, a segunda (de três) audiências públicas (Campinas/Jundiaí/São Paulo), para tratar da implantação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte e da Segregação Noroeste do Transporte de Cargas. A audiência foi mediada por membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), na última quinta-feira (8).
O objetivo da audiência foi tratar sobre o pedido de licença prévia e apresentar para a sociedade a análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Atualmente, o processo de licenciamento está em fase de análise da viabilidade socioambiental do empreendimento que é avaliado pela CETESB. A previsão é que esta etapa vá até o fim do primeiro semestre.
Com os dados apresentados pelo estudo EIA/RIMA, o geógrafo responsável apresentou à população o Empreendimento, Diagnóstico Ambiental e a Avaliação Ambiental do Projeto. “Hoje estamos aqui para explicar os potenciais impactos ambientais que podem ocorrer com a implantação do empreendimento e como preveni-los e, até mesmo, compensá-los”, afirma Marcos Rocha, Geógrafo da JGP, Consultoria Ambiental, empresa responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento.
Segundo Augusto Almudim, Secretário de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, os benefícios desses projetos são impactar positivamente a vida da população da Região Metropolitana e das cidades que a cercam. “Serão 430 quilômetros de vias férreas executadas, fomentando a mobilidade sobre trilhos. Serão 255 mil passageiros transportados por dia no TIC Eixo Norte, além da integração entre as cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas”.
Fazem parte do projeto; Trem Intercidades – (TIC) Serviço Expresso de Transporte Ferroviário de Passageiros, ligando São Paulo (Barra Funda) a Jundiaí e Campinas. Trem Intermetropolitano (TIM), que passará por cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Além da já existente Linha 7 – Rubi, que terá sua estrutura totalmente renovada, mantendo o trajeto entre a Estação da Barra Funda (São Paulo) e Jundiaí.
“O objetivo da implantação da via exclusiva é eliminar esse gargalo que existe hoje em dia, com ganho para o transporte de passageiros e o transporte de cargas”, explica Ricardo Uchôa, Gerente Geral Programa Segregações, da MRS. Com a implantação da via ferroviária da Segregação Noroeste, o escoamento de cargas será feito de forma exclusiva do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) até o Porto de Santos. A primeira fase da obra consiste na instalação da via férrea até Campo Limpo Paulista.
“O projeto visa a eficiência no transporte de cargas e passageiros. Os novos serviços ampliarão a acessibilidade regional do município, o fomento à economia e a criação de novos empregos”, disse Sinésio Scarabello Filho, Gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que entregou ao CONSEMA um ofício com os 17 pontos de interferências do projeto com a infraestrutura municipal, de mobilidade, inclusive da fauna, e de drenagem e ressaltou a necessidade de previsão das respectivas soluções no orçamento das obras. Depois da apresentação do projeto, a tribuna foi aberta à população para questionar e tirar dúvidas sobre a implantação do empreendimento.
Também participaram da audiência parlamentares de diversos municípios, representantes das Unidades de Mobilidade e Transporte (UGMT), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Cultura (UGC) e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí, além de representantes da DAE. A próxima audiência pública está marcada esta quinta (15), às 17h, no CEU PERA-MARMELO, Teatro Plínio Marcos Machado, localizado na Rua Pêra-Marmelo, 226 – Jardim Santa Lucrécia – Pirituba, São Paulo.
A audiência completa está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=hiW24Ljk7bA
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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