Unidades de Gestão da Prefeitura monitoram avanços em intervenções nas áreas de risco
Publicada em 15/02/2024 às 16:57Nesta quinta-feira (15), integrantes das Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), além da Fumas, DAE e Defesa Civil, se reuniram para monitorar os avanços nas intervenções nas áreas de vulnerabilidade e risco do Município. O objetivo dessa reunião é prevenir e mitigar danos provenientes de ocorrências graves, como, por exemplo, deslizamentos, alagamentos e enchentes.
“As áreas de risco foram mapeadas conforme os laudos do IPT e CPRM. Elas estão, majoritariamente, no Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes e Jardim Fepasa. Quinzenalmente, nos reunimos para avançar com as medidas de prevenção a fim de garantir a segurança da população”, comenta o Diretor da Unidade Central de Entregas, Tiago Castelo.

Algumas das ações de prevenção já foram iniciadas ainda em 2023. Há em desenvolvimento um plano de mitigação de riscos nas vielas do São Camilo. Foram construídos muros de contenção e realizado um levantamento planialtimétrico cadastral. Ainda no São Camilo, quatro áreas de risco estão sendo monitoradas. Na avenida José Maria Whitaker, 22 casas que estavam em áreas de risco já foram demolidas e as famílias estão sendo assistidas por meio do auxílio aluguel. O mesmo acontece na viela da rua Nossa Senhora das Graças.
No Santa Gertrudes, está em processo de realocação aproximadamente 33 famílias em área de risco e demolidas mais de 17 residências. O mesmo acontece no Balsan, onde também serão demolidas 13 residências. No Jardim Fepasa foi construído um muro de contenção. O grupo voltará a se reunir em março para seguir com o monitoramento das ações.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
04/07/2025
Previsão indica mínima de 9°C e cuidados com população vulnerável de Jundiaí continua
-
03/07/2025
Participação da população no planejamento e orçamento público cresce 59,4% em relação à edição anterior
-
02/07/2025
14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Jundiaí celebra 20 anos do SUAS e propõe avanços para o futuro
-
30/06/2025
Com apoio da Prefeitura, CDHU regulariza pendências de 50% do público prioritário atendido em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original