Agenda Cultural: Confira a programação do final de semana na cidade
Publicada em 16/02/2024 às 08:58Procurando um programa para o final de semana em que a família inteira possa se divertir junto? A agenda cultural da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), da Prefeitura de Jundiaí, tem opções para todos os gostos e idades. Para esse final de semana a programação é diversificada e gratuita nos equipamentos da Cultura:
Biblioteca Nelson Foot
A partir das 11h, neste sábado (17), Contação de História – Que História é essa?: projeto de contação de histórias da artista e educadora Graciele Savio que visa difundir fábulas do continente africano e suas diásporas para o público infantil. O objetivo é adicionar representatividade negra e repertório cultural afro-brasileiro ao imaginário das crianças e seus familiares. Durante a apresentação a artista apresenta uma viagem pelo hemisfério sul para conhecer costumes, contos, crenças, canções, comidas e ancestralidades da população africana.
Na Biblioteca, aos sábados, também acontece a Oficina de Xadrez, aberta a todos os interessados.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h. Durante a semana o horário é das 9h às 21h.
Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta nesta estreia com as obras de mais de quarenta artista locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações artísticas diversas.
O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro e seu horário de funcionamento aos sábados e domingos é das 10h às 18h. Na semana, de terça a sexta-feira, às 10h às 21h.
Fábrica das Infâncias Japy
Na Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, no sábado e domingo – sempre a partir das 10h30, programação infantojuvenil gratuita. Neste final de semana a programação está assim definida:
Sábado, dia 17, Dia de Brincar com a equipe de recreadores da To Move
O Dia do Brincar é um dia de brincadeiras tradicionais, de pés em contato com o chão, de fazer novas amizades, de sonhar e ser feliz. Através de cirandas, pegas, escondes, pião, cordas e bolas e brincadeiras de antigamente, as crianças se encontram com simplicidade e diversão da infância.
No domingo, dia 18 a Cia. Um do Outro apresenta o espetáculo “Do fundo do baú”.
Uma contação de histórias vindas de um antigo baú do arco-íris… as contadoras de utilizam da participação do público para abrir e contar as histórias que estão a muito tempo guardadas nesse baú mágico e colorido.
A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.
Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Museu dos Ferroviários
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
O visitante poderá conferir a exposição “Dois Mundos entre nós”, uma mostra coletiva das artistas: Sílvia Rocha, Cris Suiter e Regina Satori.
“O mundo que acolhe e o que pede socorro” Esta é a síntese da exposição “Dois Mundos entre nós” representada através da observação, das técnicas, cores, e criação, em 30 obras inéditas das artistas realizadas com técnicas mistas: óleo sobre tela, acrílica, aquarela e nanquim.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro e horário de funcionamento tanto no sábado quanto no domingo é das 10h às 17h.
Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos da PMJ/divulgação
-
21/11/2024
Parceria entre Cultura e Sebrae capacita produtores culturais, artistas e empreendedores criativos
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
Baixe as fotos desta notícia na resolução original