Força-tarefa atua em decorrência de chuva forte em Jundiaí

Publicada em 17/02/2024 às 20:43

A Força-tarefa do município, composta por todas as áreas da Prefeitura de Jundiaí, atua desde o final da tarde deste sábado (17) no atendimento às ocorrências devido às fortes chuvas registradas no município.

Com um acumulado de 60 mm de chuvas em apenas uma hora, Jundiaí está em Estado de Atenção, de acordo com o plano de contingência da Operação Chuvas de Verão, elaborado pela Defesa Civil. O maior acumulado foi na Região Leste da cidade, principalmente no Jardim Tamoio, onde foram registrados 60 mm. No bairro, foram levantadas ocorrências de alagamento em uma residência, destelhamento de casa e queda de muro. No Fazenda Grande, foram registrados 46 mm, na Roseira, 44 mm e no Rio Jundiaí, 30 mm. Foram elencados pontos de alagamento na Estrada Municipal do Varjão e também na Rua Ângelo Cremonte, na Ponte São João, mas os trechos já estão transitáveis.

Equipes da Força-tarefa da Prefeitura atuam para remoção de árvore caída na Ponte São João

A cidade também registrou queda de árvores nas regiões da Ponte São João, Santa Gertrudes e da Av. Samuel Martins. A Defesa Civil foi acionada para atendimento às pessoas e verificação de toda a área atingida. A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) realiza a desobstrução de vias onde foram registradas quedas de árvores e muros. Já a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) atua na sinalização das vias. As equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) também auxiliarão no trabalho às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas. Importante ressaltar que não houve vítimas. A DAE Jundiaí também atuará no trabalho de higienização das casas atingidas pelas chuvas e análise da rede de esgoto.

Segundo alerta realizado pela Defesa Civil do Estado, as chuvas tendem a continuar na região de Jundiaí-SP, isso porque um sistema meteorológico em alto mar está influenciando o regime de chuva no Estado de São Paulo. Recomenda-se atenção nas próximas horas, pois há risco para acumulados elevados e momentos de tempestade.

“A cidade registrou um grande volume de chuvas no período de uma hora, mas a força-tarefa agiu rápido novamente para minimizar os problemas ocasionados e mitigar novas ocorrências, uma vez que há previsão da continuidade das chuvas”, disse o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel João Osório Gimenez Germano.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 ou o 4586-0666.

Defesa Civil no trabalho de mitigação de riscos após queda de muro

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/17/forca-tarefa-atua-em-decorrencia-de-chuva-forte-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original