Força-tarefa faz a limpeza de ruas após chuvas

Publicada em 18/02/2024 às 14:54

Neste domingo (18), a Força-tarefa da cidade, composta por todas as áreas da Prefeitura de Jundiaí, prosseguiu os trabalhos desde as primeiras horas da manhã no atendimento às ocorrências devido às fortes chuvas registradas no sábado.

Segundo a Defesa Civil, a cidade segue em Estado de Atenção, de acordo com o plano de contingência da Operação Chuvas de Verão. Nas últimas 72 horas, foram registrados 103,8 mm de chuva, o que representa o maior volume das cidades das Regiões Metropolitanas de Jundiaí e de Campinas. A Defesa Civil foi acionada para atendimento às pessoas e verificação de toda a área atingida.

Ruas Padre Ângelo Cremonti e Prof. Joaquim Ladeira, na Ponte São João, passam por limpeza

Foi executado trabalho de limpeza de ruas que tiveram pontos de alagamento na Ponte São João (Rua Padre Ângelo Cremonti) e no Jardim Novo Horizonte (Estrada Municipal do Varjão). Segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), foram registradas 8 quedas de árvores em toda a cidade, sendo a ocorrência mais greve a queda de uma árvore de grande porte na Rua Dr. Eloy Chaves, na Ponte São João. Nenhuma pessoa ficou ferida. Na manhã deste domingo, agentes da Prefeitura realizaram a retirada e desobstruíram totalmente a via. Assim como nas ocorrências registradas no Jardim Santa Gertrudes, Av. Samuel Martins e Traviú. No Jardim Tamoio, parte do terreno de uma casa também foi interditado devido à queda de um muro.

As equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) também auxiliaram no trabalho a uma família que teve a casa atingida pelas fortes chuvas no Jardim Tamoio. A DAE Jundiaí também atuou no trabalho de higienização das casas atingidas pelas chuvas e análise da rede de esgoto.

O maior acumulado de chuvas nas últimas 72 horas segue na Região Leste da cidade, principalmente no Jardim Tamoio, onde foram registrados 98,8 mm, seguido do Rio Jundiaí, com 64 mm, Roseira, com 53,8 mm e Fazenda Grande, com 45,8 mm.

Funcionários retiram árvore de grande porte que caiu na Rua Dr. Eloy Chaves; via foi desobstruída

Segundo alerta realizado pela Defesa Civil do Estado, as chuvas tendem a continuar na região de Jundiaí-SP, isso porque um sistema meteorológico em alto mar está influenciando o regime de chuva no Estado de São Paulo. Recomenda-se atenção nas próximas horas, pois há risco de momentos de tempestade.

“Desde ontem, seguimos monitorando a cidade toda para minimizar os problemas ocasionados e mitigar novas ocorrências, uma vez que há previsão da continuidade das chuvas, mesmo que em menor volume do que ontem”, disse o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel João Osório Gimenez Germano.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 ou o 4586-0666.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/18/forca-tarefa-faz-a-limpeza-de-ruas-apos-chuvas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original