No CECCO, Prefeitura inicia curso de barbearia para pessoas com autismo e seus familiares

Publicada em 20/02/2024 às 09:06

O operador multifuncional Adilson Sales Dantas está dedicando seus dias de férias para aprender a cortar o cabelo de seu filho autista de cinco anos. Ele é um dos participantes do curso de barbearia iniciado nesta segunda-feira (19), no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

O curso, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, integra as ações de promoção de saúde à comunidade TEA, por meio da formação para o trabalho e renda, a partir de parceria com a UGPS, a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e a Comissão de Pais TEA (Transtorno do Espectro Autista) Jundiaí.

O curso terá 12 aulas teóricas e práticas

“Meu filho é não verbal e temos dificuldades para cortar o cabelo dele. Minha esposa soube dessa oportunidade e vim aprender. Eu quero poder oferecer um cuidado melhor para ele. Já corto seu cabelo em casa casa, mas quero fazer isso direitinho, dando toda a segurança que ele precisa. Eu também vou poder ajudar outras pessoas que passam por essa dificuldade. Estou de férias e vai dar certo para concluir o curso”, comentou Dantas, bastante animado.

Ao todo, foram ofertadas 20 vagas, priorizando pais e pessoas com TEA a partir de 16 anos. Serão 12 aulas teóricas e práticas ministradas pelo professor Antonio Rinaldo Lima (Toni Lima).

“É um curso completo para criar uma alternativa para as famílias que têm dificuldade para garantir esse cuidado aos seus filhos, além de ser uma formação que permitirá com as que as famílias atípicas e os adultos com TEA possam empreender, adquirindo autonomia financeira, e a população em geral adquira essa capacitação, ampliando a inclusão. É mais uma ação do Município em benefício de muitas pessoas”, ressalta a gerente do CECCO e integrante da Comissão de Pais TEA, Fernanda Torres Apollonio.

“A iniciativa atende a uma demanda de ação inclusiva da nossa população e um compromisso do nosso governo de promover o acesso das famílias atípicas à qualificação profissional gratuita e de qualidade”, reforça o diretor do Funss, Anderson Lopes.

Jundiaí, desde março de 2023, conta com Grupo de Trabalho TEA, composto por gestores municipais, técnicos das diversas Unidades de Gestão, TV TEC e representantes de famílias atípicas, para o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais a pessoas que apresentam TEA e seus familiares.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/20/no-cecco-prefeitura-inicia-curso-de-barbearia-para-pessoas-com-autismo-e-seus-familiares/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original