Comitê vira Liga dos Super-Heróis na defesa e proteção de Jundiaí, Cidade das Crianças

Publicada em 21/02/2024 às 16:49

Ainda no embalo do Carnaval, a reunião do Comitê das Crianças da noite dessa terça-feira (20) transformou a Fábrica das Infâncias Japy num verdadeiro quartel general de uma liga de super-heróis. A proposta era que cada um dos integrantes compusesse o figurino, nome e super poderes de uma personagem capaz de defender Jundiaí e transformá-la, ainda mais, na Cidade das Crianças.

“Promover a participação, um dos eixos do programa Cidade das Crianças, garante não só a autonomia dos participantes, como também cumpre a obrigação que nós adultos temos de dar voz a elas nas decisões que impactam sua vida, no caso, a vida da cidade. Esta experiência demonstra ainda a atenção que elas têm com os problemas da cidade e, ainda mais, muita coerência com as soluções que propõem”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é o ponto focal do programa municipal.

Antes das dinâmicas, brincadeiras e diálogo das propostas, a reunião – para acabar com as expectativas e curiosidade de todos – iniciou-se com a apresentação de cada um dos super-heróis.

Com a imaginação solta, crianças criaram super-heróis

No quesito sentimentos e emoções, Samuel Gomides apresentou o Super Óculos, capaz de enxergar amor, carinho e felicidade por onde passa. Já a Mariah Lima transformou-se na Super Fada, que, com o toque de sua varinha imaginária, ajuda a criança triste. A Júlia Santos virou “Fadrincesa” da Alegria, uma mistura de fada com princesa, que transforma a tristeza em alegria. A Giovanna Franco era a Mulher Cacheada, uma amiga da Mulher Maravilha, mas que só tem super poderes quando toca em seu cabelo cacheado. E o Enzo Nascimento trouxe o Caubói da Alegria: “Eu vim para curar as pessoas. Na minha maleta tem soro da felicidade, remédio do sorriso, pílulas do carinho, pacote de piadas, termômetro da convivência e estetoscópio pra ouvir se a vida da pessoa está boa.”

Sobre o quesito Lixo e Reciclagem, também pipocaram propostas. Arthur Lisboa concebeu o Capitão Reciclagem, focado no descarte do lixo sempre no lugar correto. Já o Nicolas Branco apresentou o Reciclope, que transforma a sucata em obras de arte. A Isabelly Carvalho virou a Garota Reciclagem: “Eu ensino as pessoas a não jogar lixo na rua.” E a Gabriela Bellamoglie trouxe a Mulher Recicla, cujo super poder é transformar o lixo em árvore.

Na categoria Urbanismo e Meio Ambiente, a Laura Lange trouxe a pirata Daiane, uma filha do Capitão dos Setes Mares e que consegue controlar a fúria das águas durante uma enchente. A Valentina Evangelista virou a Mulher Árvore, para preservar as casas dos pássaros. O Emanuel Gonçalves concebeu o Homem Tinta, que se teletransporta para pontos da cidade onde houver pichação, pintando tudo com seu pincel e rolo de tinta. O Lorenzo Pavan transformou-se no Homem Bombeiro, que, com sua pistola d’água apaga as casas e matas em chamas. E o Felipe Vieira apresentou o Super Construtor: “Eu moro num apartamento e acho que criança precisa de mais espaço. Então herói vai e constrói casas maiores”.

No quesito Segurança, o Benício Lima era o Soldado Benício, que voa pela cidade à procura de crianças em apuros para defende-las do perigo. E para o tema Alimentação e Nutrição, o Cauê Guimarães se transformou no Dr. Vitty, “Para garantir que as crianças, quando comerem coisas não saudáveis possam absorver só as suas vitaminas”, brincou.

Mais Comitê das Crianças
A composição de 2023 está em sua reta final. Neste período, o grupo já está trabalhando na composição do documento final com seus pedidos e sugestões para a cidade a ser entregue pelo prefeito Luiz Fernando Machado.

As inscrições para a composição de 2024 do grupo seguem abertas até a quinta-feira (29). Podem se inscrever crianças que residentes em Jundiaí, nascidas entre 2013 e março de 2015, e que estudem tanto na rede pública municipal quanto da rede particular. Mais informações no site Cidade das Crianças.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/21/comite-vira-liga-dos-super-herois-na-defesa-e-protecao-de-jundiai-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original