Crianças apresentam campanha de combate à dengue para gestores da Prefeitura

Publicada em 22/02/2024 às 18:32

Um grupo de estudantes da Emeb Professora Anna Rita Alvez Ludke, da vila Alvorada, apresentou para gestores da Prefeitura uma campanha de conscientização sobre prevenção à dengue. Durante o encontro, realizado na Unidade de Gestão de Educação, no Complexo Argos, na tarde desta quinta-feira (22), as crianças compartilharam seus conhecimentos acerca do tema e um cronograma de atividades que desenvolverão na próxima quarta-feira (28) nas ruas do bairro e em terminal urbano.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, explicou a proposta do encontro com os colegas gestores. “Convidei os colegas gestores para que vocês crianças pudessem apresentar a proposta e pudéssemos organizar de modo intersetorial a logística desta causa tão nobre. A iniciativa destas crianças é o ‘Desemparedamento da Escola’ e do programa Escola Inovadora na prática. São as crianças fazendo aquilo que elas sabem de melhor: exercer sua cidadania e ensinar uma lição a nós adultos.”

Grupo foi recebido no Complexo Argos pelos gestores e diretores para apresentar a proposta de sua campanha de divulgação

Pedro Isaac Medeiros, de 7 anos, deu o recado para o grupo. A dengue é uma doença que causa febre e é transmitida pela picada da fêmea do mosquito ‘Aedes aegypti’, um mosquito preto de manchas brancas. Para se prevenir, a gente não pode deixar água parada, para evitar que nasçam mais mosquitos, e precisa também usar repelente. Por isso, vamos bater de porta em porta, explicando isso tudo.”

Davi Lucas Crivelaro, de 8 anos, reforçou o recado do amigo. “O mosquito se reproduz na água parada e é a fêmea que pica. Mas é só de dia.”

Nalu Rodrigues, também de 7 anos, fez um apelo aos gestores. “A dengue é um problema em todo o Brasil, não só aqui em Jundiaí. Precisamos evitar perder tanta gente assim dessa doença como perdemos com a Covid-19”, comentou.

Pedro Isaac, Nalu e Davi Lucas deram uma aula de conhecimentos sobre a dengue e sobre planejamento de campanha de divulgação

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, compartilhou o suporte que será dado pela Unidade. “Vamos disponibilizar para a Emeb o material informativo institucional, com panfletos de orientação sobre como evitar a proliferação da doença e onde procurar os serviços de saúde. Um nos nossos agentes também irá acompanhar o grupo pelo bairro e terminal, para dar suporte às crianças.”

Já o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio de Queiroz, fez a indicação do Terminal vila Arens para as crianças. “Trata-se de nosso terminal com maior fluxo de passageiros e com plataforma mais ampla para a realização das atividades. Ficamos muito contentes em poder contribuir e levaremos a mascote Vaguinho para acompanhar.”

Sob a regência da professora de Arte Juliana Freires, no piano, as crianças apresentaram ainda uma paródia intitulada “Rap contra a dengue”, que levarão também para o terminal durante o dia de conscientização. A Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) irá produzir vídeos institucionais da apresentação para reprodução nas telas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Terminais Urbanos.

Grupo fez duas apresentações da paródia “Rap contra a dengue”: uma para os gestores e outra para a equipe toda da UGE

A participação das crianças contou ainda com a cobertura jornalística das repórteres mirins da escola Eloísa Cerqueira e Laura Mayumi Alves, a fim de divulgar a iniciativa para os demais estudantes da escola e para a comunidade no entorno, contribuindo ainda mais para a prevenção à doença.

A atividade foi acompanhada também pelo diretor Djalma Paes, pela coordenadora Silmara Prado e pelo professor Tiago Aranha, da unidade escolar; pela diretora de Comunicação da UGIRC, Luciana Müller; pela gestora-adjunta de Educação, Tânia Gurgel, e demais diretoras e supervisoras da Educação; e pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Raíza.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/22/criancas-apresentam-campanha-de-combate-a-dengue-para-gestores-da-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original