Ivoturucaia: mobilização de equipes avança ao longo do final de semana para combate à dengue

Publicada em 24/02/2024 às 14:58

Ponto com maior número de casos de dengue na cidade, o Ivoturucaia recebeu ação dos técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) e agentes comunitários de Saúde, neste sábado (24), com objetivo de orientar a população, casa a casa, para a eliminação de possíveis criadouros de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses. Na segunda-feira (26), acontecerá novo mutirão de limpeza com coleta de inservíveis pelos caminhões do departamento de Limpeza Pública da cidade.

Equipes circularam pelo bairro verificando situações de risco para dengue

“Dos 438 casos autóctones de dengue em Jundiaí, 233 estão no Ivoturucaia. As ações de investigação, orientação casa a casa, busca de casos suspeitos e ações de estímulo à limpeza vem sendo feitas de maneira permanente. É preciso que as pessoas verifiquem se nos quintais não há nada que possa acumular água e se transformar em criadouro do mosquito”, alerta a biomédica e gerente da Visam, Ana Lúcia de Castro Silva.

Ao longo de todo o sábado, 12 técnicos circularam por ruas onde há notificações de casos suspeitos e ou confirmados da doença para a busca de mais casos ainda não identificados. “Esse trabalho é essencial, pois, conversamos com as famílias e verificamos a casa, se já possíveis criadouros, orientamos sobre as medidas que devem ser tomadas e a importância de evitar que a doença se alastre cada vez mais. A dengue é grave e pode matar”, reforça.

Vasos com pratos ainda é o maior vilão

Na última sexta-feira (23), todos os municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) realizaram mobilização com técnicos na área de saúde nas ruas, além das demais secretarias e Unidades de Gestão envolvidas, integrando atividades em todas as cidades.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/24/ivoturucaia-mobilizacao-de-equipes-avanca-ao-longo-do-final-de-semana-para-combate-a-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original