Pesquisa sobre o Turismo de Jundiaí mostra que 95% das pessoas apoiam programação da cidade

Publicada em 27/02/2024 às 08:00

A 4ª Edição da Pesquisa Online de Percepção do Turismo, lançada pelo Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Turismo, foi finalizada e os dados foram disponibilizados. A pesquisa contou com a participação de 325 cidades e Jundiaí ficou entre os destaques. Para 95,98% dos entrevistados, o Turismo beneficia a economia da cidade.

Ao todo, foram colhidas 284 respostas de moradores de Jundiaí, sendo 62,90% mulheres e 37,10% homens. A partir dos resultados, serão traçadas estratégias e políticas públicas para fomentar o Turismo em Jundiaí. Para 94,42%, o turismo é bom para a cidade.

Pesquisa sobre o Turismo de Jundiaí mostra que 95% das pessoas apoiam iniciativas e programações da cidade

“É essencial que os moradores respondam como eles veem o turismo em Jundiaí e também que apoiam os projetos e os empreendimentos turísticos da cidade. Queremos nos estabelecer, cada vez mais, como um dos principais destinos daqueles que procuram pelo Turismo, não só rural, no estado de São Paulo”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

Em outro dado apresentado pela pesquisa, 92,44% responderam que o turismo cria empregos para as pessoas da cidade. Já para 89,87%, o setor ajuda a celebrar e preservar a cultura local. “São dados muito positivos que mostram que estamos no caminho certo no desenvolvimento das políticas públicas do setor de Turismo. E a partir dos dados, vamos estabelecer mais estratégias para fomentar ainda mais o setor”, ressaltou o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Jundiaí cresceu 166% em número de estabelecimentos agregados em uma década. Dos 30 espaços dedicados ao turismo rural em 2013, a cidade passou a contar com 87 em 2023 e a expectativa é que o município conte com novos empreendimentos instalados este ano. O crescimento reflete na economia, com a geração de mais empregos e renda para o setor. Segundo dados da Prefeitura, Jundiaí recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, com consumo médio de US$ 70 por pessoa/por dia. A cidade é tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural.

A variedade de atrações de turismo rural e interesses pelas rotas turísticas da cidade, que são oito, pode ser conferida no site do Turismo Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/27/pesquisa-sobre-o-turismo-de-jundiai-mostra-que-95-das-pessoas-apoiam-programacao-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original