Saúde apresenta investimentos em audiência pública

Publicada em 28/02/2024 às 17:38

Jundiaí investiu 30,72% da receita tributária em saúde em 2023 – o dobro do que é determinado pela Constituição. Em detalhes, a produtividade da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) foi apresentada nesta quarta-feira (28) em audiência pública na Câmara Municipal, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Os investimentos realizados com recursos próprios ultrapassaram R$ 702,7 milhões no ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o aumento foi de 20%.

“Desde 2017, a saúde é prioridade da gestão e o percentual de aplicação na área vem crescendo em volume substancial, sendo 15% superior ao determinado. Estamos investindo tanto na Atenção Básica como na especializada, na Saúde Bucal, na Vigilância em Saúde, em equipamentos e ampliação de serviços, além de outros”, enfatizou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Ações foram detalhadas pelo gestor de Promoção da Saúde

No último quadrimestre do ano – setembro a dezembro -, o gestor destacou que que houve avanço nas obras da Clínica da Família e Pronto Atendimento da Ponte São João, do Ambulatório de Especialidades Médicas e Diagnósticos e Pronto Atendimento Vila Progresso e das Novas Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas, Sarapiranga e Vila Rio Branco.

“Também tivemos as mudanças do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí (CEREST) para instalações mais modernas, o que qualifica ainda mais o atendimento, garantindo resolutividade. Ao mesmo tempo, seguimos implementando a tecnologia e respondendo à demanda por consultas especializadas e cirurgias eletivas”, acrescentou Texera.

No quadrimestre, a UGPS ainda contabilizou 140.452 consultas na Atenção Básica com equipe médica, 42.854 consultas básicas com equipe multiprofissional, 97.812 consultas e demais procedimentos odontológicos, 28.067 atendimentos de saúde mental, 3.239 teleinterconsultas em 10 especialidades, 9.599 telediagnósticos (ECGs), 21.977 atendimentos e exames no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e 222.685 atendimentos de urgência, entre outros.

A apresentação contou com a participação de vereadores que comentaram os dados e tiraram dúvidas específicas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Câmara Municipal


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/28/saude-apresenta-investimentos-em-audiencia-publica-3/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original