Descarte incorreto leva 300 toneladas de lixo por ano à rede de esgoto

Publicada em 29/02/2024 às 10:38

Parece impossível, mas há quem descarte, pelo vaso sanitário ou diretamente na rede de esgoto, fraldas, lenços umedecidos, absorventes, preservativos e até pedaços de roupa. Pela pia da cozinha, o mais comum é despejarem o resto do óleo usado no preparo da comida. Com todo esse material indo para o lugar errado, todo ano, 300 toneladas de lixo chegam à rede de esgoto da DAE Jundiaí.

Lixo que chega à rede leva a desobstruções, vazamentos e retornos: manutenções preventivas e emergenciais são feitas pela DAE

É lixo que entope a rede, causa vazamentos e pode levar a retornos dentro dos imóveis, além de prejudicar o sistema. O número varia, mas segue a média: em 2019, foram 324 toneladas; em 2020, 303; em 2021 e em 2022, 298 e, em 2023, 313 toneladas.

Também entra na rede areia, número quase três vezes maior do que de lixo. “Isso é resultado de caixas de inspeção abertas, redes de águas pluviais ligadas à rede de esgoto, o que é proibido, e até furtos de tampões de poços de visita”, avalia o diretor de Manutenção da DAE, João Viveiros.

O tema se transformou na nova campanha da DAE, chamada “Cuidado para o lixo não encalhar no esgoto”, que busca ampliar a conscientização sobre os descartes irregulares.

Tratamento

São três estações de Tratamento de Esgoto na cidade, entre as quais Fernandes (foto); lixo é barrado no gradeamento

Jundiaí tem capacidade para tratar até 1.545 litros de esgoto por segundo, em três estações de Tratamento de Esgoto – Jundiaí, localizada no Jardim Novo Horizonte e operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ); São José e Fernandes, ambas pertencentes à DAE. Na cidade, 100% do que é coletado passa por tratamento.

Por isso, quando este lixo chega à estação, é retirado por meio do gradeamento e nem entra no processo de tratamento. Em seguida, o material é pesado e levado para um aterro.

Cuidado

Na pia da cozinha, não é permitido se desfazer de óleo, pó de café, restos de comida, cascas de fruta, legumes ou qualquer outro tipo de detrito. Já no vaso sanitário, não se deve jogar papel higiênico, preservativos, absorvente, fralda, ponta de cigarro, trapos (calcinhas, meias e cuecas), sabonetes, tubo de creme dental, aparelho de barbear, pente, cotonetes e fio dental.

Casos de vazamentos e obstruções devem ser informados à DAE por meio da Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/29/descarte-incorreto-leva-300-toneladas-de-lixo-por-ano-a-rede-de-esgoto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original