Rotas Turísticas, festas e empreendimentos de Jundiaí são destaques no site do Governo do Estado

Publicada em 29/02/2024 às 08:00

O Governo do Estado elencou 20 municípios paulistas com festas que valorizam o legado da cultura italiana e Jundiaí foi um dos principais destaques. Na publicação, que pode ser conferida neste link, foram listados diversos festivais gastronômicos e culturais em comemoração aos 150 anos da imigração italiana.

Em Jundiaí, foram destacados a Festa da Uva, que teve a 39ª edição realizada neste ano, com 242 mil visitantes, a Festa Italiana do bairro da Colônia, o Jardim Botânico, a Rota da Uva e a Rota da Cultura Italiana.

Festa da Uva foi destacada pelo Governo do Estado

“Hoje em dia, mais de 75% da população de Jundiaí é descendente da imigração italiana, o que faz de Jundiaí uma das maiores colônias italianas do Brasil. Por isso a influência é muito forte, principalmente nos empreendimentos turísticos como as adegas e os restaurantes rurais. Com o reforço das políticas públicas voltadas ao turismo de experiências, a quantidade de empreendimentos só tem aumentado e a qualidade dos serviços também”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Colônia, também foi destacada na reportagem, pela promoção da tradicional Festa Italiana di Jundiaí. A festa começou a ser realizada em 1988 para marcar o centenário da imigração italiana em Jundiaí. Com a promoção do evento anualmente, a importância da imigração é relembrada, assim como os valores, costumes, tradição, cultura, culinária e origem.

“O turismo de Jundiaí é um importante impulsionador de renda e empregos para nossa cidade, principalmente o rural, que representa cerca de 70% do nosso fluxo turístico. Esse reconhecimento vindo do Governo do Estado é um prêmio para as políticas públicas e para todos os empreendimentos”, declarou o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

A variedade de atrações de turismo rural e interesses pelas rotas turísticas da cidade, que são oito, pode ser conferida no site do Turismo Jundiaí.

Empreendimentos de Turismo também foram elogiados na publicação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/29/rotas-turisticas-festas-e-empreendimentos-de-jundiai-sao-destaques-no-site-do-governo-do-estado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original