Cultura: Exposições, show de humor e programação infantil abrem o mês de março
Publicada em 01/03/2024 às 08:00Março chegou e a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), programou uma série de ações para o decorrer do mês. Para o primeiro final de semana as ações para as crianças da cidade e da região, todas com entrada gratuita, estão garantidas com apresentações na Biblioteca Nelson Foot e na Fábrica das Infâncias Japy.
Confira a programação em cada equipamento cultural da cidade para sábado (02) e domingo (03):
Biblioteca Nelson Foot
A partir das 11h, neste sábado (02), Contação de História com os atores da Cia. Inspirarte. com história sobre as Lendas Folclóricas, no espetáculo “Pela estrada afora” … A história trata de dois viajantes que passam a vida andando e conhecendo diversos lugares pelo Brasil e, a cada parada, eles abrem a mala e contam uma história.
Também neste sábado, o público poderá visitar duas exposições: no espaço Sonia Cintra, “Projeto Novos Olhares”, do Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro e na Galeria Jundiaí, a mostra do artista visual Luciano Duran “Eterna Busca”.
Na Biblioteca aos sábados também acontece a Oficina de Xadrez, aberta a todos os interessados.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h. Durante a semana o horário é das 9h às 21h.
Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta nesta estreia com as obras de mais de quarenta artista locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações artísticas diversas. A coletiva prossegue até dia 10 de março.
O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro e seu horário de funcionamento aos sábados e domingos é das 10h às 18h. Na semana, de terça a sexta-feira, às 10h às 21h.
Fábrica das Infâncias Japy
Na Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, no sábado e domingo – sempre a partir das 10h30, programação infantojuvenil gratuita. Neste final de semana a programação está assim definida:
Sábado, dia 02, Dia de Brincar com a equipe de recreadores da To Move.
O Dia do Brincar é um dia de brincadeiras tradicionais, de pés em contato com o chão, de fazer novas amizades, de sonhar e ser feliz. Através de cirandas, pegas, escondes, pião, cordas e bolas e brincadeiras de antigamente, as crianças se encontram com simplicidade e diversão da infância.
No domingo, dia 03 a Cia. Giro no Biombo apresenta “Um quarto de histórias – Contos de fadas e duendes”, que conta a saga das fadas que perderam suas asas ao saírem do mundo mágico em que viviam, deparam-se com um lugar cheio de histórias pra contar, dividem contos e músicas, através de objetos, mas precisam da ajuda das crianças para descobrir como recuperar as asas e voltar para casa, contando as histórias “A origem do girassol”, “Os duendes e o sapateiro” e “A fada dos ventos”.
A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.
Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.
O visitante também poderá contemplar o jardim do Solar do Barão, um local para quem gosta de plantas, canto dos pássaros, um oásis no centro da cidade.
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Museu dos Ferroviários
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
O visitante poderá conferir a exposição “desIGUAL”, da artista visual Thays Leonel. Contemplada pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC), as mais de 40 obras expostas de acordo com a curadora, chama a atenção para os limites e negligências que permeiam a vida das mulheres, abordando temas como: a desigualdade entre os sexos e sua ligação com raça e classe; a falta de representatividade das mulheres na esfera pública e suas consequências; e as violências estruturais sofridas por elas, fisicamente e emocionalmente. A mostra poderá ser visitada até o dia 17 de março.
Esse final de semana é a última oportunidade do público visitar a exposição “Dois mundos entre nós uma mostra coletiva das artistas: Sílvia Rocha, Cris Suiter e Regina Satori.
“O mundo que acolhe e o que pede socorro” Esta é a síntese da exposição “Dois Mundos entre nós” representada através da observação, das técnicas, cores, e criação, em 30 obras inéditas das artistas realizadas com técnicas mistas: óleo sobre tela, acrílica, aquarela e nanquim.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro e horário de funcionamento tanto no sábado quanto no domingo é das 10h às 17h.
Teatro Polytheama
No palco do Polytheama neste final de semana, o destaque fica para o espetáculo “Risada Solidária” um stand up, com indicação etária a partir de 12 anos, que será apresentado no sábado (02), às 20h, com Danilo Gentili, Criss Paiva, Ariana Nutt e Mauricio Dollenz.
Já no domingo (03), a apresentação acontece às 19h, com
No domingo Diogo Portugal, Oscar filho, Palhaço Amendoim, Fábio Güere, Ane Freitas e Rodrigo Cáceres.
Ingressos para plateia, frisas e arquibancada a 100 reais. No Teatro, a aquisição de ingressos poderá ser feita tanto em totem eletrônico, quanto na bilheteria, que funciona de terça a sexta-feira, das 15h às 21h, e, aos finais de semana, somente quando houver espetáculos programados e até seu horário de início. Os interessados nos ingressos podem ainda adquiri-los na bilheteria do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, que fica na Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Já a bilheteria on-line para os espetáculos no teatro funciona na plataforma Sympla.
O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.
Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos da PMJ/divulgação
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original