Orquestra abre a temporada 2024 com concerto gratuito no sábado (09)

Publicada em 03/03/2024 às 08:00

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), abre a sua temporada 2024 de concertos gratuitos com um espetáculo neste sábado (09), às 20h, no Teatro Polytheama.

“Com enorme alegria, a Orquestra entra nesta temporada com ainda mais consistência e terá como pilares da programação ao longo do ano obras sugeridas pelos nossos chefes dos naipes de cordas. Para o concerto de abertura, nosso octeto de sopros apresenta o último movimento da Serenata Mi bemol maior K. 375 de Mozart, compositor que estará presente ao longo da temporada, como sugestão de nosso chefe de violoncelos, Alceu Reis. Em seguida vem uma obra de grande porte, importantíssima no repertório sinfônico, que é a 4ª Sinfonia de Mahler, sugestão do chefe de contrabaixos, Thiago Hessel, e que traz em seu último movimento uma visão da criança sobre o Paraíso. Embora longe de ser uma obra para crianças, o texto traz essa conexão com o mundo infantil. Para esse último movimento, teremos como solista a soprano Érika Muniz, que já esteve conosco em um concerto dedicado à Consciência Negra”, comentou a regente e diretora artística da OSMJ, Claudia Feres.

Natural do Rio de Janeiro, Érika Muniz integra, desde 2008, o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e, atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do professor Dr. Ricardo Ballestero e orientação vocal de Elayne Caser. Com repertório dedicado à música de câmara, Érika já atuou na Orquestra Petrobrás Sinfônica, Sinfônica de Heliópolis, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Trio Cantos do Brasil e Instituto Baccarelli, além de ter tido experiências pedagógicas no Instituto federal da Bahia, em Vitória da Conquista, e no Seminário de Música Proarte, no Rio de Janeiro.

Os ingressos gratuitos para o concerto ficarão disponíveis a partir das 10h30 desta sexta-feira (08) e cada interessado poderá adquirir até dois assentos. Além da internet, por meio da plataforma Sympla, e da bilheteria do Polytheama, a novidade agora para a aquisição dos ingressos são a bilheteria do Centro da Artes Prefeito Pedro Fávaro e os totens eletrônicos posicionados em ambos os equipamentos culturais.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.

Mais Orquestra
A temporada na Orquestra no Teatro Polytheama segue com concertos nos dias 13 de abril, 18 de maio, 22 de junho, 10 de agosto, 14 de setembro, 13 de outubro e 09 de novembro. Em dezembro, a Orquestra apresenta-se nos dias 13 e 14, juntamente com os demais corpos artísticos, no tradicional concerto “Clássicos em Movimento”, em comemoração pelos aniversários de Jundiaí e do Teatro Polytheama, além de um concerto especial de Natal.

Ao longo do ano, estão previstas as participações da Orquestra em concertos externos. Em julho, o grupo foi convidado a participar do Congresso Internacional de Violas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão. Já em setembro, está prevista ainda a apresentação da OSMJ na Sala São Paulo de espetáculos, na capital.

Os detalhes e a programação completa podem ser conferidos no site da Cultura.

A OSMJ é um dos corpos artísticos municipais ligados à Unidade de Gestão de Cultura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/03/orquestra-abre-a-temporada-2024-com-concerto-gratuito-no-sabado-09/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original