Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ e modelo de Governança em reunião de trabalho da Rede Mercocidades

Publicada em 06/03/2024 às 17:30

Representantes da Unidade de Governo conduziram, na manhã da última terça-feira (06), a primeira reunião on-line da Unidade Temática das Infâncias da Mercocidades, grupo de trabalho proposto e encabeçado pelo Município junto à rede de cidades latino-americanas. Entre as iniciativas apresentadas aos mais de 50 participantes de diversos Países da região, estiveram o programa municipal Cidade das Crianças e o modelo de Governança intersetorial impresso pela gestão municipal.

A assessora Adriana Uemori apresentou um histórico e os eixos norteadores do programa municipal. “Por meio do trabalho intersetorial das Unidades de Gestão da Prefeitura e do cumprimento das ações estabelecidas pelas Redes das quais o Município faz parte, o programa Cidade das Crianças tem como foco a redução das desigualdades e dos ciclos de pobreza a partir da oportunização às crianças. Tudo isso partindo da máxima de que se uma cidade é boa para as crianças, ela é boa para tudo mundo”, comentou, exemplificando cada um dos oito eixos por meio dos projetos e iniciativas em andamento.

Já o gestor-adjunto de Governo da Unidade de Governo e Finanças (UGGF), João Anhesini, apresentou o Observatório Jundiaí, ferramenta criada pela Prefeitura com foco na transparência e eficiência da gestão. “Atualmente, dos 385 indicadores que compõem o Observatório, 122 são dedicados ou relacionados ao tema das Infâncias. Trata-se de mais uma ferramenta resultado do trabalho intersetorial da Prefeitura, e que, ao longo de seus aprimoramentos, contou, por exemplo, com o balizamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com a importante certificação ISO”, comentou.

Cerca de 50 representantes das cidades que compõem a rede participaram da reunião de trabalho

Na sequência, as equipes técnicas de Ceres, na Argentina, e de Niterói, no Rio de Janeiro, que são os parceiros-adjuntos de Jundiaí na Unidade Temática também apresentaram suas iniciativas com foco nas Infâncias para os participantes. Assim como Jundiaí, Ceres integra a Rede Mundial de Cidades das Crianças e Niterói faz parte da Rede Urban95 Brasil.

Após as apresentações, o assessor Rafael Andreotti, da Unidade de Governo, que conduziu a reunião, propôs um cronograma de encontros virtuais com periodicidade bimestral para tratar das políticas, desafios, ações potenciais e elaborações de pesquisas e diagnósticos com os demais Municípios integrantes da rede de Mercocidades. Estão previstas ainda para este ano duas agendas presenciais, uma delas tendo Jundiaí como anfitriã, que será o 2º Encontro de Cidades das Crianças, previsto para o segundo semestre, e a Cúpula anual das Mercocidades, a ser realizada em novembro.

Tanto a adesão do Município, em dezembro de 2022, quanto a proposta de criação da nova Unidade Temática, em novembro do ano passado, durante a 28ª Cúpula da Rede, são iniciativas da Rede Jundiaí de Cooperação, órgão vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças da Prefeitura. Além das práticas apresentadas no último encontro, a iniciativa de Jundiaí vai ao encontro também do compartilhamento de experiências exitosas do “Jundiaí Cidade Inteligente” e da internacionalização do Município.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/06/jundiai-apresenta-cidade-das-criancas-e-modelo-de-governanca-em-reuniao-de-trabalho-da-rede-mercocidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original