Prefeito recebe técnicos italianos da Escola de Enologia de Conegliano

Publicada em 06/03/2024 às 16:40

O Prefeito Luiz Fernando Machado e o Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) receberam no gabinete, nesta quarta-feira (06), Luigi Franco e Mauro Zardetto, técnicos e professores da Scuola Enologica G.B Cerletti, localizada em Conegliano, na Itália. O encontro teve como objetivo discutir a recente parceria firmada entre a escola italiana e o Centro de Enologia de Jundiaí.

A visita acontece após a primeira aula experimental da parceria entre os centros, na segunda-feira (04), ministrada por Luigi e Mauro, sobre a vinificação da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, acompanhado de um primeiro experimento de pesquisa na redução do foxado e Vinho de uvas americanas. Ela aconteceu na ETEC Benedito Storani, com a presença de alunos dos cursos técnicos de Viticultura e Enologia e Alimentos.

“Jundiaí conquista, cada vez mais, o seu espaço no cenário internacional. A parceria firmada e a presença de técnicos italianos na cidade visam potencializar a qualidade do nosso produto e, consequentemente, melhorar o nosso tão importante turismo rural da cidade”, avalia Luiz Fernando.

Encontro reforçou a parceria que irá potencializar a qualidade do produto jundiaiense

Além das aulas, o acordo possibilita a identificação do enoavatar do Vinho Paulista, em especial para região de Jundiaí; organização de missões entre as instituições com atividades experimentais; plantio de um vinhedo experimental na ETEC com seis variedades de uvas do Veneto, sendo três brancas e três tintas, além de desenvolvimento de atividades de monitoramento e catalogação de uvas e a implantação de um departamento dedicado à microvinificação e microespumatização.

“A Scuola Enologica G.B Cerletti é a primeira escola de enologia da Itália. A parceria com essa grande instituição possibilitará um intercâmbio e troca de experiências bastante ricas com o objetivo de melhorar ainda mais o nosso produto, já conceituado em todo o Brasil. Jundiaí está no caminho certo e só tem a ganhar com essa parceria”, comenta Eduardo Alvarez.

O Centro de Enologia foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/06/prefeito-recebe-tecnicos-italianos-da-escola-de-enologia-de-conegliano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original